Translate

25 janeiro 2019

Tesco: Escândalo que não era escândalo

Em 2014 a empresa de varejo britânica Tesco informou existir uma diferença no seu resultado. Logo depois, a empresa divulga um prejuízo de 6,4 bilhões de libras, que incluiu uma amortização do ativo. Em 2017, a empresa paga para encerrar a investigação, com uma multa de 129 milhões de libras, através de um acordo denominado de DPA.

Mas o próprio regulador do mercado de capitais do Reino Unido, o FRC analisou o caso e inclusive considerou que a empresa de auditoria, a PwC, não tinha responsabilidade.

O acordo realizado pela empresa em 2017, o DPA, indicou três executivos da Tesco como responsável pelas irregularidades contábeis. Em dezembro um juiz considerou que não existem provas e absolveu dois dos executivos. O terceiro foi retirado da acusação por uma questão de saúde e na quarta foi formalmente absolvido.

Rogberg (foto com a esposa), o executivo absolvido na quarta, declarou que o problema decorreu de um “julgamento contábil diferente”. Com o resultado do processo, o acordo DPA, que estava em sigilo, tornou-se público, indicando que a própria Tesco tinha feito acusações à estes três executivos. Provavelmente a empresa fez o acordo e pagou a multa para evitar um processo muito mais demorado. Além disto, os executivos que assinaram o acordo eram novos na empresa e optaram por envolver a antiga gestão nos problemas encontrados.

Contabilmente, um aspecto importante é a declaração do executivo: "julgamento contábil diferente". Este é um ponto que gera bastante discussão, envolvendo regras contábeis baseadas em princípios (que dependem muito do julgamento).

Nenhum comentário:

Postar um comentário