Translate

13 janeiro 2019

Um novo ciclo de maldição dos recursos naturais?

Ribamar de Oliveira, na sua coluna de quinta do Valor Econômico, chama a atenção para uma projeção feita pela ANP da geração futura (em 2030) de uma receita derivada do petróleo de 300 bilhões de reais. Ou seja, haverá um novo ciclo de geração de royalties. Atualmente estas receitas seriam de 60 bilhões. A estimativa decorre de uma produção de 7,5 bilhões de barris dia em 2030 (versus 2,5 bilhões atuais) em razão dos recentes leilões.

Oliveira pede urgência nas reformas estruturais necessárias para que a economia possa aproveitar este novo ciclo, incluindo a reforma da previdência.

Entretanto, a notícia é ruim por três motivos. Em primeiro lugar, existe a maldição dos recursos naturais, já constatada em diversas pesquisas (por exemplo, aqui). Em segundo lugar, a divulgação ampla da notícia pode fazer com que os nobres representantes posterguem suas decisões inadequadas. Finalmente, a redução de custos de fontes de energia renováveis e a pressão pela troca do petróleo pode reduzir o consumo de petróleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário