Translate

25 janeiro 2019

Contabilidade made in China

Das empresas chinesas, 38% possui um rating AA+ ou superior. Nos Estados Unidos, somente a Microsoft e a Johnson e Johnson possuem rating AAA. Parte do problema está na informação contábil.

As empresas [chinesas] têm grandes pilhas de dinheiro listadas em seu balanço. Mas quando a hora da verdade chega, esse dinheiro nem sempre existe. (...) suas demonstrações financeiras foram auditadas por empresas de auditoria chinesas.


Este é o caso Shandong, que tinha 4 bilhões de yuans em caixa em 30 de junho de 2018. Em setembro, quando o Banco Hebei procurou este dinheiro em razão de dois empréstimos não pagos, não encontrou 139 milhões ou 4% do valor informado no balanço, que era o valor que deveria ser pago. Ou da Reward Science, que tinha 4,2 bilhões em caixa no final de setembro, mas no dia 6 de dezembro não conseguiu pagar 300 milhões de yuans de um commercial paper. Ou da Kangde, que tinha 15 bilhões em 30 de setembro de 2018, mas que no dia 15 de janeiro de 2019 não conseguiu pagar 1 bilhão de um commercial paper.

Todas três empresas usavam o China GAAP, razoavelmente similar as normas do IFRS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário