Translate

30 janeiro 2019

Estudo de Caso: Xisto e o Ponto de Equilíbrio

No capítulo 13 do livro Curso Prático de Contabilidade, nós mostramos conceitos relevantes da contabilidade gerencial. A partir da observação dos custos, uma empresa pode analisar a viabilidade do seu negócio. Classificando os custos em variáveis e fixos, em conjunto com o preço de venda, é possível fazer a análise custo-volume-lucro. Mostramos, ainda nesse capítulo, o conceito de ponto de equilíbrio, que mostra qual a quantidade que uma empresa deve produzir e vender para obter lucro.

Uma utilização da contabilidade gerencial que não comentamos no livro é tentar convencer alguém que o negócio é rentável. Assim, ao informar o ponto de equilíbrio, a empresa estará dizendo que é possível atuar em um setor, produzir um produto ou se manter no mercado. É como se dissesse: “veja, o ponto de equilíbrio é x e a nossa empresa consegue obtê-lo facilmente”.

O ponto de equilíbrio também pode ser usado em uma outra situação: para comparar produtos ou insumos diferentes. Se eu tenho um carro flex, que aceita álcool ou gasolina como combustível, eu posso calcular uma espécie de ponto de equilíbrio. A partir de um determinado preço, é vantajoso optar pela gasolina, por exemplo.

Outra aplicação do ponto de equilíbrio é determinar a partir de que preço é interessante para uma empresa produzir e vender um produto. Continuemos no exemplo do petróleo. Este combustível é a principal fonte de energia de muitos países e para muitas aplicações. Se o preço do petróleo está muito baixo, passa a ser interessante usar o petróleo e não a energia solar, por exemplo. Quando o preço do petróleo aumenta, as alternativas a este combustível se tornam mais interessantes. Observe que toda essa análise baseia-se no conceito de ponto de equilíbrio, só que aplicado a uma situação de produtos substitutos.

Nos Estados Unidos existe um grande número de empresas de extração de xisto. Este produto possui um custo de produção. Quando o preço do petróleo cai, torna-se menos lucrativo para estas empresas extrair o xisto, em razão da redução do preço no mercado para a energia obtida por esse produto. Se o preço do petróleo aumenta, o preço obtido com o xisto pode compensar os custos de produção, fazendo com que a empresa tenha lucro.

Pede-se:
a) No exemplo do xisto, o preço apresentado é dado pelo mercado. Ou seja, a empresa não tem controle sobre o mesmo. O que seria o “preço de equilíbrio” do petróleo, a partir do qual seria vantajoso para uma empresa de xisto fabricar energia?

b) Uma avaliação mostrou que algumas empresas que produzem xisto não estão incluindo certas despesas no cálculo do ponto de equilíbrio como despesas gerais, de transporte, do imóvel, entre outras. Isto afeta a viabilidade do empreendimento?

c) Mostre como isto pode ser usado para influenciar uma instituição financeira (usuário externo, conforme o capítulo 1 do livro) na sua decisão de conceder um empréstimo ou na determinação da taxa de juros.

Fonte: aqui

Curso Prático de Contabilidade. Gen. 2a. Edição. César Augusto Tibúrcio Silva e Fernanda Fernandes Rodrigues. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário