Translate

09 janeiro 2019

BNDES e sua contabilidade

O novo presidente do BNDES, Joaquim Levy, disse na segunda, 7, que pretende revisar a contabilidade do banco de fomento para depender menos de recursos do Tesouro Nacional (1). “Queremos continuar ajustando o balanço do banco (2), como organizamos nossas contas. Queremos adequar o balanço que hoje depende de uma proporção exagerada (3) – mas menos que era há quatro anos – dos recurso do Tesouro. Isso tem de ser corrigido (4) para haver adequado retorno de capital”, avaliou. Segundo Levy, o Tribunal de Contas da União (TCU) tem dado o suporte para essas adequações.

Levy afirmou que o BNDES prestou grandes serviços ao País e precisa continuar respondendo às expectativas da nação. “Estamos na antessala de um novo ciclo de investimentos em uma economia com mais espaço para o setor privado e o mercado de capitais”, acrescentou. Segundo o novo presidente do BNDES, o papel do banco vai contribuir nesse ambiente com o desenvolvimento de novas ferramentas e novas formas de trabalhar em parceria com o mercado privado.

“Não será surpresa que a gente continue combatendo patrimonialismos (5) e distorções que são uma trava ao crescimento do País, à Justiça e à equidade. Isso tem de continuar mudando, evitando também o voluntarismo. As ferramentas têm de ser a transparência (6) e a ética no setor público. Assim teremos mais liberdade, mais concorrência e mais crescimento”, concluiu.


Fonte: Aqui

(1) Muito estranho. A contabilidade reflete o que ocorre em uma entidade. O presidente do BNDES diz que vai mudar a contabilidade para depender menos dos recursos do Tesouro, como se a mudança na contabilidade modificasse a forma como o BNDES atua.
(2) Ajustar o balanço de um banco parece como manipular suas contas.
(3) Não é o balanço que depende do Tesouro. É a entidade. O balanço apenas retrata isto. Ou não?
(4) Será que ele disse que deve ser "corrigido" o balanço do Banco?
(5) Olha a ironia. Patrimonialismo está sendo usado em um sentido político. Segundo a Wikipedia, "O patrimonialismo é a característica de um Estado que não possui distinções entre os limites do público e os limites do privado."Mas patrimonialismo na contabilidade tem outro significado: "O patrimonialismo é uma corrente científica da contabilidade que teve como principal expoente o italiano Vincenzo Masi, professor da cidade de Bolonha, que defendeu o patrimônio como o objeto de estudo da ciência contábil"
(6) Mas em novembro, o ex-presidente do BNDES disse que era o banco mais transparente do mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário