Translate

24 janeiro 2019

Qual o estado foi mais afetado pela crise de emprego no setor contábil? - Parte 2

Ainda usando os dados do Caged, verificamos a relação entre o salário dos admitidos e o salário dos demitidos, em percentual. Este é um dado importante, mas é bom alertar que geralmente há uma diferença entre os salários. O Caged é um informação do mercado de trabalho formal no Brasil e os dados dizem respeito ao ano de 2018. Usamos a base de dados para acompanhar o mercado de trabalho formal no Brasil.

Em cada mês, coletamos o valor do salário do empregado do setor contábil que foi admitido e a mesma informação para o empregado demitido. Somamos os doze meses, para cada unidade da federação.

Os números a seguir mostram onde a crise, em termos monetários, foi maior. Eis os dados:

Metodologia - Usamos os dados mensais de horas contratadas por unidade da federação. O setor contábil é definido como sendo escriturários em contabilidade, técnicos em contabilidade e contadores e auditores, conforme a CBO (Classificação Brasileira de Ocupações). Os dados para admitidos e demitidos, de janeiro a dezembro de 2018, foram somados. Uma limitação desta metodologia é que não leva em consideração a quantidade de horas contratadas dos empregados que foram contratados no passado e não foram demitidos. Se uma empresa tem 20 empregados, contratados a 44 horas semanais, e reduz o número de horas destes funcionários, sem qualquer demissão, isto não é considerado aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário