Translate

24 janeiro 2019

Ainda sobre emprego

Mostramos ontem o que ocorreu com o mercado formal de emprego do setor contábil. Em duas postagens (aqui e aqui) mostramos os estados que foram mais atingidos pela crise.

A partir dos dados, seria possível indicar alguém que não foi tão afetado pela crise em 2018 no setor contábil? Sim, com destaque para dois grupos. O primeiro são os escriturários. Ao contrário dos contadores, que tiveram uma redução no número de horas contratadas em -12%, as horas contratadas desta ocupação para os admitidos foi 4,8% maior que os demitidos.

O segundo grupo são aqueles com curso superior, completo ou incompleto. Os empregados admitidos com curso superior completo tiveram uma contratação de horas 4,66% maior que os demitidos. Com o curso incompleto este percentual foi de 1,98%.

Isto parece um pouco contraditório. Geralmente a ocupação de escriturário deveria ter um menor conjunto de habilidades e requisitos que a ocupação de contador e auditor. Assim, isto poderia refletir na contratação de empregados com curso médio completo, o que não ocorreu.

Uma possível explicação para esta contradição talvez seja o fato de que a educação tenha sustentação na teoria da sinalização e não na teoria do capital humano. Conforme defendido por Bryan Caplan e comentado anteriormente no blog. Consequência da crise?

3 comentários:

  1. Há uma outra coisa a ser considerada: cursos técnicos não dão direito a registro profissional, daí a contratação de bacharéis, as empresas dão impressão que tem bons profissionais contábeis pelo fato de ter bacharéis ocupando níveis iniciais (mal sabem os clientes como os egressos são fracos em trrter de conhecimento teorite e de habilidades práticas); o que pode ser um sinal de que a teoria da sinalização tem influência aqui (desculpe pelo trocadilho!).

    Vale notar porém, que o número de empregos diminuiu e a quantidade de cursos e formados parece ter aumentado, o que leva a uma maior disponibilidade de mão de obra supostamente melhor qualificada para ocupar essa posição no mercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou talvez parte dos técnicos foram fazer a graduação, dada a grande disponibilidade de cursos existentes hoje.

      Excluir
  2. Corrigindo o trecho:
    Mala sabem os clientes como os egressos são fracos em termos de conhecimento teórico e de habilidades práticas

    ResponderExcluir