Translate

24 janeiro 2019

Qual o estado foi mais afetado pela crise de emprego no setor contábil?

A divulgação no dia de ontem do Caged mostrou que no ano de 2018 o setor contábil não conseguiu uma recuperação, ao contrário do que ocorreu, timidamente, com a economia. O Caged é um cadastro que todo empregador encaminha mensalmente para o governo federal. Abrange o mercado formal de emprego do Brasil. A existência de multa induz a entrega das informações.

O blog Contabilidade Financeira utiliza os dados do Caged para acompanhar o mercado de trabalho do setor contábil. Ontem mostramos que 2018 foi melhor que o ano de 2017, mas que o setor contábil, nos últimos anos, tem reduzido o número de admissões, em relação ao número de demissões. Isto, de certa forma, joga no lixo a máxima de que “não existe desemprego na contabilidade” ou similar, como “mesmo em crise, o contador não fica desempregado”. Em razão da recessão, a crise reduziu o número de empregos no setor contábil em mais de 40 mil vagas. Este valor é decorrente da relação entre as admissões mensais e as demissões.

Fizemos agora também um levantamento para sabe onde a crise foi maior. E temos dois números. O primeiro diz respeito a quantidade de horas contratadas. Somamos esta quantidade para os empregados admitidos e os empregados. Depois disto relacionamos a quantidade de horas contratadas dos admitidos pela quantidade de horas dos demitidos, retiramos a unidade e multiplicamos por 100 para ter o valor em percentual. No Brasil este percentual foi de menos 0,57%.

Em termos geográficos, entretanto, há uma grande divergência nos valores. Enquanto o número de horas contratadas no estado do Tocantis cresceu em 17%, o melhor desempenho do país, o valor para o Maranhão foi de quase -4%. Se as horas contratadas no Acre reduziram em -11%, no Amapá, na mesma região Norte, cresceu em 9%.

O quadro a seguir mostra o desempenho, do pior ao melhor, entre os estados, no que diz respeito a quantidade de horas contratadas.

Metodologia - Usamos os dados mensais de horas contratadas por unidade da federação. O setor contábil é definido como sendo escriturários em contabilidade, técnicos em contabilidade e contadores e auditores, conforme a CBO (Classificação Brasileira de Ocupações). Os dados para admitidos e demitidos, de janeiro a dezembro de 2018, foram somados. Uma limitação desta metodologia é que não leva em consideração a quantidade de horas contratadas dos empregados que foram contratados no passado e não foram demitidos. Se uma empresa tem 20 empregados, contratados a 44 horas semanais, e reduz o número de horas destes funcionários, sem qualquer demissão, isto não é considerado aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário