Translate

02 janeiro 2019

Como voltar a estudar após as férias

Algumas dicas para ajudar voltar aos estudos após as férias:

1. Dê pequenos passos
Nosso cérebro tende a começar um processo de autos sabotagem sempre que tentamos mudar tudo de uma vez, como se fosse um dispositivo de segurança que busca restabelecer a normalidade do sistema.

Logo, para retomar o ritmo de estudos, muitas vezes temos de enganar nossa massa cinzenta com pequenos passos.

Uma dica é começar com alguns poucos minutos na primeira semana, buscando, tão somente, o compromisso de estudar todos os dias. A partir daí, você define pequenas metas diárias, acrescentando novos minutos as sessões de estudo até alcançar a quantidade desejada.

2. Otimize o seu tempo
Tenha em mente que você vai continuar comendo, dormindo, utilizando as mídias sociais. Porém, faça isso com moderação. Voltar às aulas não significa que você deve parar de viver. Que tal montar com cronograma com os horários de estudo? Siga esse horário à risca e, após dever cumprido, tire um momento para o lazer. Fazendo isso, você irá se livrar de ter que estudar cinco meses em cinco dias.

3. Relembre seus objetivos
Muitas vezes, não é o prazer de estudar um assunto que nos faz acordar todas as manhãs, mas o desejo de alcançar certo objetivo.

Acontece que um longo período sem estudo nos afasta também de nossas motivações. O aluno que está retomando a rotina precisa ter uma ideia clara do porquê está fazendo isso. Do contrário, terá a sensação de se dedicar a algo inútil, ficando vulnerável a eventuais distrações.

Sendo assim, pegue papel e caneta e liste seus principais objetivos, sem esquecer, é claro, do preço que terá de pagar por eles.

4. Crie um sistema de recompensas
Uma boa estratégia para recuperar o ritmo é elaborar um sistema de recompensas. Tal modelo consiste em fornecer um reforço positivo sempre que as metas de estudo forem alcançadas.

A compensação pode ser um chocolate, um passeio, assistir a um seriado ou qualquer outra coisa da qual você goste. Dessa forma, você consegue cumprir suas metas, ter momentos de descontração e ficar ainda mais motivado para continuar estudando.

Juntando todas essas práticas, você certamente conseguirá colocar as coisas em ordem e não terá maiores problemas para retomar o ritmo de estudos.

5. Lembrar-se que estudar proporciona um leque de conhecimento
Conhecimento nunca é demais! Estar em sala de aula é mais do que marcar presença e fazer anotações. É interagir, questionar, debater. É você crescer como cidadão crítico e pensar em maneiras de mudar o mundo com as suas ideias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário