Translate

21 dezembro 2018

Mourinho e o preço das ações

Quem acompanha o futebol brasileiro está acostumado as demissões dos técnicos com resultados ruins. Em muitos casos, bastam alguns jogos para que os clubes demitem seus treinadores (ou "professores"). Mas a questão da demissão de treinador também ocorre nos grandes clubes. Recentemente um dos maiores clubes do mundo, o Manchester United, demitiu o treinador português, José Mourinho. E pagou um valor elevado por esta decisão.

O Jornal Econômico apresenta uma questão interessante: a decisão tem uma relação com a cotação das ações. No caso do Manchester United, as ações do clube são negociadas, como ocorre com outros clubes europeus. Atualmente o United está em sexto no campeonato inglês e somente os quatro primeiros classificam para a Liga dos Campeões. Com este desempenho, o preço das ações do United caiu nos últimos meses. Na verdade, no período em que Mourinho este com o clube ou dois anos e meio, a redução foi de 12%. Enquanto isso, o Borussia de Dortmund (Alemanha) e a Juventus (Itália) apresentaram uma grande valorização nas suas ações.

A elevada probabilidade de não se qualificar para a ‘champions’ terá implicações significativas para o crescimento das receitas do ano fiscal de 2020. Analistas da Jefferies, citados pela Bloomberg, estimam que o United espera receber cerca de 93 milhões de dólares (81,3 milhões de euros) em receitas de transmissão da Liga dos Campeões, caso chegue aos quartos-de-final da prova, como tem feito nos anos anteriores. Quando venceu a Liga Europa, em 2017, a Deloitte estima [1] que recebeu 45 milhões de euros (51 milhões de dólares).

Esta diferença de 42 milhões de dólares (36,7 milhões de euros) é o melhor cenário, já que não é fácil vencer a Liga Europa. O valor pode significar a diferença entre crescimento ou estagnação da receita. Os analistas disseram à Bloomberg que esperam adicionalmente vendas de 779 milhões de dólares (681,6 milhões de euros) em 2019 e 819 milhões (716,6 milhões de euros) em 2020.

Embora os investidores estejam habituados a suportar uma certa flutuação nas receitas de transmissão com base no sucesso do clube, o desempenho do Manchester United não foi bom a vários níveis. E isso também foi decisivo para o despedimento [2] do técnico português.


[1] É interessante que mesmo tendo ações negociadas na bolsa, o valor da receita foi estimada. 
[2] Muito bom o termo "despedimento". Em português do Brasil é demissão.

Outras postagens sobre o assunto:
Mudar treinador resolve?
Administrador faz diferença?
Desempenho e valor de um clube
Futebol, evidenciação e desempenho
Valor de um clube de futebol

Nenhum comentário:

Postar um comentário