Translate

21 dezembro 2018

Efeito da mudança do clima subestimado na contabilidade das empresas


(...) Em um novo estudo publicado em 10 de dezembro na revista Nature Climate Change, os cientistas que trabalham com a ONG Conservation International e o Carbon Disclosure Project relatam que o mundo dos negócios pode estar subestimando amplamente o efeito da mudança climática em seu trabalho.
Em uma análise de 1.630 evidenciações corporativas das empresas sobre os efeitos da mudança climática, os pesquisadores descobriram que o risco agregado relatado pelas empresas soma apenas dezenas de bilhões de dólares, enquanto a maioria dos especialistas estima que o custo real subirá para os trilhões (pdf ). Os autores observam que essa enorme discrepância “reflete tanto que um grande número de empresas não relata impactos financeiros e que provavelmente muitos os estão subestimando”.

Entre 2011 e 2016, mais empresas começaram a reconhecer que as mudanças climáticas afetarão seus negócios: 67% das divulgações públicas de 2016 das empresas descreveram os riscos de mudança climática como “mais prováveis ​​do que não” ou “virtualmente certos”, em comparação com 50% em 2013 e 34% em 2011. (...)

Mas a maioria das empresas tem uma visão conservadora dos riscos causados ​​pelas mudanças climáticas - as previsões das empresas apenas arranharam a superfície do que os especialistas prevêem que poderia acontecer nos mercados globais. Por exemplo, enquanto muitas empresas incluíram em suas divulgações públicas que a mudança climática poderia afetar suas cadeias de fornecimento, elas raramente contabilizavam previsões de que a mudança climática diminuiria a renda e o consumo médios, o que provavelmente levaria à diminuição da demanda por produtos.

Divulgações também raramente incorporam o que os autores do artigo chamam de riscos climáticos “emergentes”, como o degelo do permafrost, que liberaria CO2 e metano armazenado no solo, além de micróbios antigos. As empresas podem realmente não entender esses efeitos, ou podem ter receio de incluir o que consideram riscos menos profundos nos relatórios de divulgação, com medo de assustar os investidores.(...)

Continue lendo aqui

Questões importantes e adicionais sobre o texto. Em que pese a relevância do tema e o fato de que existe realmente uma mudança climática, a contabilidade de uma empresa deve levar em consideração o elevado grau de incerteza das medições destes efeitos. A previsão do clima é algo muito difícil de ser feita e com elevada dispersão na probabilidade. As estimativas sobre os problemas de aquecimento global são mais complexas ainda. Nesta situação, qualquer medida de efeito potencial sobre os ativos de uma empresa possui um grau elevado de imprecisão, o que torna difícil mensurar os efeitos de casos individuais. Na medida que novas pesquisas surgem e torna mais claro os efeitos da mudança do clima, estes passam a ser considerados pela contabilidade da empresa. Exemplo disto é o número de divulgações. Uma situação específica é o caso Exxon, já relatado neste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário