Translate

22 dezembro 2018

Mercado de Trabalho ainda está ruim para contabilidade

O números divulgados pelo Ministério do Trabalho para a quantidade de vínculos formais no mercado de emprego mostraram, em novembro, mostram que o número de admitidos foi superior ao dos demitidos em 58.664 vínculos. Com este número, talvez seja possível afirmar que a economia está em recuperação, já que neste ano somente em junho os demitidos foram superiores aos admitidos. No ano, foram criadas 755 mil vagas.

Se na economia os números mostram uma recuperação, no mercado contábil os valores são ruins. Apesar do valor acumulado no ano ainda ser positivo, este desempenho ocorreu somente em três dos onze meses: janeiro, março e junho. Os números acumulados, de janeiro de 2014 até novembro de 2018 mostram que foram reduzidas 40.878 vagas no setor. O gráfico mostra um pouco do que está ocorrendo no setor contábil em relação a economia:
Enquanto a linha vermelha mostra uma recuperação aparente para a economia, desde 2017. O mesmo não ocorre com o setor contábil, através da linha azul. É bem verdade que diminuiu a diferença salarial entre os demitidos e os admitidos: chegou a 32,7% em março deste ano, versus 16,9% em novembro de 2018.

Como temos observado nos últimos meses, os empregados com o curso médio completo estão perdendo seus postos. Em novembro a diferença entre admitidos e demitidos foi de -302 para este grupo. No acumulado, de janeiro a novembro, enquanto os empregados com superior completo tiveram um desempenho positivo (3.368), assim como o superior incompleto (801), aqueles com somente o curso médio completo tiveram um desempenho negativo (-2070). Aparentemente contraditório, entre as ocupações, a de escriturário foi a com melhor desempenho: .5242 em valores acumulados do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário