Translate

21 dezembro 2018

Hakuna Matata

Você sabe o que significa Hakuna Matata? Se sim, talvez tenha assistido mais de uma vez um filme da Disney, o Rei Leão. E deve lembrar que um personagem do desenho explicada que Hakuna Matata quer dizer "sem preocupação", "não preocupe" ou similar. Uma das músicas do filme repetia, diversas vezes, o termo. Eis o trecho:



Quando do lançamento do filme, a Disney registrou o termo Hakuna Matata. E pode usá-lo na venda de produtos. Agora, a empresa está lançando uma nova versão do Rei Leão e com ele volta a música Hakuna Matata.A música foi escrita por Elton John e Tim Rice e ganhou vários prêmios.

O problema é que a expressão é originária da língua swahili, falada entre habitantes da Tanzânia, Congo, Quênia e outras regiões da África. E foi registrada pela Disney, apesar de não ter inventado a expressão.Mas uma campanha lançada recentemente deseja que a empresa renuncie aos direitos do termo. A exploração do termo, por parte de uma empresa dos EUA tem sido considerada uma forma de ... exploração.

Algunos periódicos en Kenia han acusado a Disney de apropiarse de la cultura africana. Lo mismo sucedió en las redes sociales.

Assim, a empresa tem sido associada ao roubo e ao colonialismo.

Leia também aqui a história da Disney e a legislação de direitos autorais nos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário