Translate

31 dezembro 2018

99 coisas boas que aconteceram em 2018

Coisas boas que ocorreram em 2018

Eis uma listagem do Quartz (com adaptações):

Ambiente
1. O Equador anulou 52 concessões de mineração, protegendo as margens do rio Aguarico e preservando 32 mil hectares de floresta
2. Com a proibição de marfim pela China, a demanda do produto caiu pela metade e a caça ilegal está caindo em lugares como o Quênia
3. A população de tigres selvagens do Nepal dobrou nos últimos nove anos
4. O desmatamento na Indonésia reduziu em 60%
5. A ONU disse que o buraco de ozônio pode ser recuperado no hemisfério norte até a década de 2030 e até 2060 no resto do mundo
6. A conservação dos oceanos terá a maior quantidade de recursos financeiros
7. A menor raposa do mundo foi retirada da lista de espécies ameaçadas de extinção
8. 140 países concordaram com o primeiro tratado internacional para acabar com a pesca excessiva nos oceanos
9. O Níger planou 200 milhões de novas árvores em três décadas
10. A Espanha está criando uma nova reserva de vida marinha para as baleias e golfinhos no Mediterrâneo
11. A Unesco retirou a Barreira de Corais de Belize dos locais ameaçados de risco de extinção
12. A Colômbia aumentou a área de um parque, criando o maior parque nacional de floresta tropical protegida do mundo
13. O México informou que sua população de onças-pintadas cresceu 20% nos últimos oito anos
14. A população de gorilas das montanhas da África central aumentou 25% desde 2010.
15. O Canadá criou a maior floresta boreal protegida, uma área que corresponde a duas vezes o tamanho da Bélgica
16. O Chile criou nove reservas marinhas e aumentou a área do oceano sob proteção do estado, de 4,3% para 42,4%
17. As Seychelles criou uma nova reserva marinha de 130 mil quilômetros quadrados
18. A Nova Caledônia colocou 28 mil quilômetros de oceano sob proteção

Saúde
19. 25 milhões de doses de uma nova vacina contra cólera foram aplicadas e começaram as preparações para a maior campanha de vacinação da história mundial
20. Caiu o número de franceses fumantes, assim como nos Estados Unidos
21. Ruanda passa a prestar assistência odontológica universal
22. A Índia registrou uma redução de 22% de mortes maternas desde 2013. Ou seja, em édia mais 30 novas mães estão sendo salvas todos os dias
23. Gana eliminou o tracoma, que ameaçava a população de cegueira.
24. O consumo de álcool na adolescência reduziu na Europa.
25. As taxas de infecção por HIV/AIDS caíram 16% em adultos e 35% nas crianças, desde 2010. A maioria dos países deverá eliminar as infecções até 2030.
26. Os estados de Nova Iorque e Virgínia passam a exigir educação em saúde mental nas escolas
27. A Malásia reduziu a transmissão do HIV e sifilis, de mãe para filho.
28. A África do Sul teve uma redução de 44% de novas infecções de HIV desde 2012
29. As doenças relacionadas a minhocas caíram de 33,4% para 3% no Quênia
30. Caiu o consumo de tabaco (20% desde 2009) e álcool (20% desde 2012) na Rússia
31. A taxa de mortalidade por malária caiu nos últimos dez anos na Tanzânia em mais de 50%
32. O Paraguai foi certificado por ter eliminado a malária

Gentileza e Tolerância

33. A Suprema Corte da Costa Rica decidiu que a proibição do casamento entre pessoas do mesmo sexo era inconstitucional e deu ao governo 18 meses para mudá-la.
34. Uma nova pesquisa revelou que, nas últimas duas décadas, a mutilação genital feminina caiu de 57,7% para 14,1% no norte da África, de 73,6% para 25,4% na África ocidental e de 71,4% para 8% na África oriental.
35. A mais alta corte da Índia derrubou uma proibição secular de sexo homossexual, chamando a lei da era vitoriana de “irracional, indefensável e manifestamente arbitrária”.
36. O Marrocos aprovou uma lei histórica que criminaliza a violência contra as mulheres e impõe duras penas para os criminosos.
37. A Alemanha divulgou novos números que mostram que mais de 300.000 refugiados já conseguiram emprego e que a percentagem de deputados oriundos da imigração aumentou de 3% para 9% nas duas últimas eleições.
38. A Nova Zelândia tornou-se o segundo país do mundo (depois das Filipinas) a aprovar legislação que concede às vítimas de violência doméstica 10 dias de licença remunerada.
39. A Escócia tornou-se a primeira nação do mundo a garantir produtos sanitários gratuitos a todos os estudantes, e o Ministério das Finanças da Índia anunciou que iria eliminar os 12% dos impostos em todos os produtos sanitários.
40. O Canadá tornou-se o segundo país do mundo a legalizar a maconha.
41. Em um importante marco para os direitos humanos no Oriente Médio, um tribunal libanês emitiu uma nova sentença sustentando que a homossexualidade não é um crime.
42. O supremo tribunal de Trinidad e Tobago decidiu que a lei da era colonial do país caribenho que proíbe o sexo gay era inconstitucional.
43. A Tunísia tornou-se a primeira nação árabe a aprovar uma lei que dava às mulheres e aos homens herança equivalente, derrubando uma antiga norma da lei islâmica da Sharia.
44. O parlamento do Paquistão aprovou uma lei histórica que garante os direitos básicos dos cidadãos transexuais e proíbe todas as formas de discriminação por parte dos empregadores.
45. A Escócia tornou-se o primeiro país do mundo a incluir o ensino de direitos de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e intersexuais em seu currículo escolar estadual.
46. ​​O Nepal tornou-se o 54º país do mundo e o primeiro país do sul da Ásia a aprovar uma lei que proíbe a punição corporal de crianças.

Padrões de vida
47. Silenciosamente e sem aviso prévio, a humanidade atravessou um limiar verdadeiramente surpreendente este ano. Pela primeira vez desde que a civilização baseada na agricultura começou há 10.000 anos, a maioria da humanidade não é mais pobre ou vulnerável a cair na pobreza.
48. As taxas globais de suicídio caíram 38% desde 1994, salvando quatro milhões de vidas, quatro vezes o número de mortos em combate durante o mesmo período.
49. De acordo com o PNUD, 271 milhões de pessoas na Índia saíram da pobreza desde 2015, e a taxa de pobreza do país foi reduzida quase pela metade.
50. A Índia também continuou a maior onda de construção de saneamento de todos os tempos. Estima-se que mais de 80 milhões de sanitários tenham sido construídos desde 2014.
51. A Agência Internacional de Energia disse que no ano passado, 120 milhões de pessoas tiveram acesso à eletricidade. Isso significa que, pela primeira vez desde que o serviço elétrico foi iniciado (1882), menos de um bilhão da população mundial fica no escuro.
52. A taxa global de fertilidade caiu pela metade desde 1950.
53. Bangladesh revelou que reduziu sua taxa de mortalidade infantil em 78% desde 1990, a maior redução em qualquer país do mundo.
54. A Cidade do Cabo acabou com a crise de água
55. As taxas de mortalidade por doenças respiratórias na China caíram 70% desde 1990, graças ao aumento da renda, ao uso mais limpo de alimentos para cozinhar e a melhores condições de saúde.
56. A proporção de homens negros na pobreza nos Estados Unidos caiu de 41% em 1960 para 18% hoje, e sua participação na classe média subiu de 38% para 57% no mesmo período.
57. Um novo relatório mostrou que a democracia é mais generalizada do que nunca. Seis em cada dez países do mundo são agora democráticos - um recorde do pós-guerra.
58. Os jovens de todos os países que participaram de uma pesquisa estão mais otimistas que os adultos. Nove em cada dez adolescentes no Quênia, México, China, Nigéria e Índia relataram sentir-se positivos em relação ao futuro.

Energia

59. O mundo passou de 1.000 GW de energia solar e solar acumulada neste ano. 10 anos atrás, havia menos de 8 GW de energia solar.
60. A energia solar e eólica continuaram seu declínio nos custos. Só no segundo semestre de 2018, o custo da energia solar caiu 14%.
61. A Allianz , maior companhia de seguros do mundo em ativos, disse que deixaria de segurar usinas a carvão e minas de carvão, e a Maersk , maior empresa de transporte marítimo do mundo, disse que começaria a abandonar os combustíveis fósseis e eliminaria todas as emissões de carbono até o ano 2050.
62. A Repsol tornou-se o primeiro grande produtor de combustíveis fósseis a afirmar que deixaria de procurar petróleo.
63. A Califórnia revelou uma meta climática mais ambiciosa de todos os tempos, com o compromisso de tornar a quinta maior economia de carbono do mundo em 2045.
64. A China, o maior consumidor de energia do mundo, revisou sua meta de energia renovável para cima, comprometendo-se com 35% de energia limpa até 2030.
65. O Chile disse que conseguiu quadruplicar suas fontes de energia limpa desde 2013.
66. Os Estados Unidos estabeleceram um novo recorde para o fechamento de usinas de carvão neste ano.
67. 11 nações européias fecharam suas frotas de carvão ou anunciaram que as fecharão em uma data específica.
68. Alguns dos maiores fundos soberanos do mundo disseram que investiriam apenas em empresas que incorporam riscos climáticos em suas estratégias.
69. A Índia aumentou sua meta de energia limpa em 2022 em 28%. Ele planeja adicionar 150 GW de energia eólica e solar nos próximos quatro anos.
70. A Irlanda tornou-se o primeiro país do mundo a se desfazer dos combustíveis fósseis
71. A Espanha comprometeu-se a fechar a maior parte de suas minas de carvão até o final do ano

Guerra e Violência

72. O Journal of Peace Research disse que as mortes globais por conflitos baseados nos governos diminuíram pelo terceiro ano consecutivo, e estão agora 32% abaixo do pico alcançado em 2014.
73. Após um esforço de uma década, Herat, a mais mortal província de minas terrestres do Afeganistão, foi declarada livre de artefatos explosivos. Quase 80% do país é agora livre de minas.
74. As mortes de civis no Iraque diminuíram drasticamente. 80% menos iraquianos foram mortos nos primeiros cinco meses de 2018 em comparação com o ano passado.
75. A Etiópia e a Eritreia assinaram um tratado de paz, assinalando o fim de uma guerra de 20 anos e reunindo milhares de famílias
76. A Malásia aboliu a pena de morte para todos os crimes e suspendeu todas as execuções pendentes.
77. Honduras teve a maior taxa de homicídios do mundo em 2012. Os assassinatos diminuíram pela metade desde então.
78. As taxas de criminalidade e homicídio diminuíram nas 30 maiores cidades dos Estados Unidos, com a taxa de homicídios para 2018 projetada para ser 7,6% menor do que em 2017
79. O crime cai quando você recebe milhões de refugiados também. O número de crimes registrados na Alemanha caiu 10%, para o nível mais baixo em 30 anos
80. O crime juvenil no estado australiano de New South Wales despencou nos últimos 20 anos
81. Na última geração, as detenções de adolescentes californianos caíram 80%, as detenções por assassinato em 85%, as mortes por armas em 75%, as detenções em 88%, os partos em adolescentes em 75%, as desistências escolares em metade e as matrículas em faculdades 45%.
82. A proporção de pessoas enviadas para a prisão nos Estados Unidos caiu para seu nível mais baixo em 20 anos.

Economia

83. 70% da população mundial está reduzindo o consumo de carne ou deixando a carne completamente fora da mesa
84. A Alemanha planeja reciclar 63% do seu total de resíduos nos próximos quatro anos, acima dos 36% atuais.
85. O governo da Malásia anunciou que não permitiria qualquer expansão adicional das plantações de dendezeiros, e que pretende manter a cobertura florestal em 50%
86. A Dinamarca anunciou a proibição de motores de combustão interna. Há agora 16 países com proibições que entram em vigor antes de 2040 - incluindo a China e a Índia.
87. Em 2018, o mundo superou a marca de quatro milhões de veículos elétricos. No maior mercado de carros do mundo, a China, os carros elétricos atingiram 5% das vendas.
88. A Adidas espera vender cinco milhões de pares de calçados fabricados com plástico oceânico este ano, e se comprometeu a usar apenas plástico reciclado em seus produtos até 2024.
89. As cidades chinesas reduziram, em média, as concentrações de partículas finas no ar em 32%
90. O Reino Unido relatou uma queda de 12% nas emissões de veículos desde 2012
91. 250 das maiores marcas do mundo, incluindo Coca-Cola, Kellogs e Nestlé, concordaram em garantir que 100% de suas embalagens plásticas serão reutilizadas, recicladas ou compostadas até 2025
92. O Parlamento Europeu aprovou a proibição total dos plásticos de uso único, estimados em mais de 70% do lixo marinho. Entrará em vigor em 2021
93. Até o final de 2018, pelo menos 32 países em todo o mundo agora têm proibições de sacolas plásticas - e quase a metade está na África.
94. A China reduziu em 66% no uso de sacolas plásticas desde o lançamento de sua proibição de 2008
95. O segundo estado mais populoso da Índia, Maharashtra, proibiu todo o uso de plástico
96. A Índia pretende eliminar os plásticos de uso único até 2022. Três anos depois que a Índia tornou compulsório o uso de resíduos de plástico na construção de estradas, agora há 100 mil quilômetros de estradas de plástico no país.
97. Depois de quatro anos, o Reino Unido disse ter usado nove bilhões a menos de sacolas plásticas
98. A Austrália reduziu seu uso de sacolas plásticas em 80% em três meses

99. Usando as forças do oceano, é possível limpar os plásticos e reduzir na metade o número nos próximos sete anos.

O triste desta listagem (não sei se o leitor percebeu) é que não tivemos nenhuma boa notícia do Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário