Translate

17 novembro 2014

Administrador faz diferença?

Os destaques que os livros de negócios e as reportagens de revistas dão aos administradores de grandes organizações parecem convencer sobre a habilidade que uma pessoa pode ter para conduzir positivamente os rumos da entidade. Apesar de não existir um trabalho definitivo sobre o poder de um gestor, o destaque dado a alguns empresários parecem indicar que o senso comum é que o administrador faz diferença. Uma forma de medir o impacto de um administrador é verificar as mudanças promovidas por ele. Mas isto torna difícil generalizar. Além disto, outros fatores devem também contribuir sobre o desempenho, inclusive a “sorte”. O estudo deste assunto é difícil exatamente pela necessidade de isolar o fator gestor de outros fatores.

Para entender o papel do gestor, três pesquisadores alemães resolveram usar uma amostra interessante: os treinadores de clubes de futebol do campeonato alemão. Esta amostra possui três grandes vantagens: existe uma troca constante de treinadores ao longo do tempo, o que aumenta o número de observações; todos trabalham num único setor, o que reduz o número de fatores que pode influenciar o desempenho; e o fato do desempenho ser mensurado facilmente, através do número de pontos conquistados pela equipe.

Usando informações da liga alemã de futebol entre 1993/94 a 2013/14, com mais de seis mil partidas, a análise verificou se a presença de um técnico específico aumentou o desempenho da equipe. Foram usados mais de cem treinadores, alguns deles que mudaram de equipe no período de tempo estudado. Mais de 60% das equipes tiveram pelo menos cinco treinadores nas 21 temporadas, sendo 20% tiveram dez.

Ao desenvolverem seus modelos, os pesquisadores perceberam que a variável treinador melhora a qualidade do resultado obtido. Em outras palavras, o treinador influencia o resultado em 32%. O treinador que obteve melhor desempenho foi Jurgen Klopp (fotografia), conhecido treinador do Dortmund. O desempenho de Klopp indica que o time treinado por ele obtem 0,46 pontos por jogo mais que um time treinado por um técnico de habilidade mediana.

Além de mostrar a habilidade do administrador, a pesquisa mostrou que a presença de um treinador específico ajuda na previsão do desempenho futuro da equipe. Assim, quando você achar que a presença de um treinador não afeta em nada a quantidade de pontos que seu time conquista num campeonato, a pesquisa realizada na Alemanha indica o contrário.

FONTE: HENTSCHEL, Sandra; MUEHLHEUSSER, Gerd; SLIWKA, Dirk. The Contribution of Managers to Organizational Sucess. Working Paper IZA 8560, 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário