Translate

13 novembro 2014

Curso de Contabilidade Básica: Aplicado e Gerado

Os termos “aplicado” e “gerado” apresentam uma ideia de oposição. Na contabilidade é comum o uso deste dois termos na Demonstração dos Fluxos de Caixa para apresentar a ideia de “saída” de caixa, com o termo “aplicado”, e “entrada”, para o termo “gerado”. Assim, quando uma empresa recebe de seu cliente tem-se uma entrada de caixa ou uma geração de caixa. Quando utiliza dinheiro para pagar uma conta de energia elétrica tem-se a saída de caixa ou aplicação de caixa.

Na Demonstração dos Fluxos de Caixa ao termo aplicado associa-se o sinal negativo, enquanto o termo gerado tem-se o sinal positivo. Veja o caso da empresa Tereos, um produtor de açúcar. Durante o terceiro trimestre de 2014 a empresa aplicou caixa nas atividades operacionais, no valor de R$ 201 milhões. Em outras palavras, saiu mais dinheiro desta atividade do que entrou. Mas observe que o uso do termo “aplicado” faz com que o desempenho ruim tenha uma carga menos negativa.
Na figura também temos o caixa gerado pelas atividades de financiamento. Corresponde aos novos empréstimos superiores aos pagamentos dos juros, principal, dividendos e outros itens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário