Translate

24 novembro 2014

Carlsen mantem o título

Terminou em Sochi, Rússia, a disputa pelo título de campeão mundial de xadrez. O atual campeão, o norueguês Carlsen, o jogador mais forte de todos os tempos, manteve o título, com três vitórias, uma derrota e sete empates. Como cada vitória vale um ponto, o empate meio e a derrota zero, Carlsen finalizou com 6,5 pontos versus 4,5 pontos do seu oponente, o indiano Anand. A disputa terminou antes do prazo estabelecido, já que ainda faltava uma partida e o desafiante não teria condições de alcançar o número de pontos de Carlsen.

O resultado já era esperado. Para se ter uma ideia, Carlsen tinha 2.862 pontos de rating e perdeu um ponto; Anand tinha 2.793 pontos e ganhou 1 ponto.

A disputa teve boas partidas (exceto a nona e décima partida) e erros graves. A disputa trouxe uma discussão entre os enxadristas sobre a Variante Berlim da Abertura Rui Lopez, muito usada no match. Ao final, Carlsen ganhou 1 milhão de euro pelo feito.(A figura mostra os campeões mundiais de xadrez. Nos primórdios a disputa era feita a partir da colocação do título em disputa pelo campeão e por este motivo os campeões de antigamente ficaram anos com o título)

Nenhum comentário:

Postar um comentário