Translate

15 novembro 2014

Fato da Semana

Fato da Semana: A Petrobrás divulga que não irá cumprir o prazo para divulgar suas demonstrações contábeis em razão da recusa da empresa de auditoria em assinar o balanço. Ao mesmo tempo uma investigação na Holanda mostra que ocorreram pagamentos para pessoas acertarem negócios na empresa. E na sexta a Polícia Federal prendeu executivos de construtoras que participaram de esquemas de corrupção relacionados com a empresa. Ou seja, não tivemos na semana UM fato.

Qual a Relevância disto? O que está ocorrendo no Brasil pode mudar substancialmente a forma de fazer negócio e política. As imagens de ex-diretor da empresa, de presidente de construtora (foto) e de executivos importantes sendo presos devem entrar para história do Brasil. Para a contabilidade, uma empresa de auditoria que de maneira corajosa resolveu negar assinar um balanço de um cliente tão importante é um marco. Isto poderá permitir uma discussão sobre o papel da auditoria, a relevância dos controles internos, a discussão sobre competência nos cargos de empresas públicas, entre outros pontos.

Positivo ou negativo? Positivo. E muito positivo se crimes forem punidos.

Desdobramentos: Haverá naturalmente uma discussão sobre o papel da auditoria. Talvez uma tentativa de melhorar os controles internos. A empresa Petrobras irá sofrer muito e ficará estigmatizada. No curto prazo, ainda teremos a divulgação do balanço, a decisão de reconhecimento das despesas de corrupção, a discussão sobre a gestão atual da empresa, etc.

Candidato a fato da semana: a semana seria ideal para termos como fato da semana a aproximação dos EUA com o Iasb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário