Translate

08 novembro 2014

Carlsen e Anand

Está começando o match entre o atual campeão de xadrez, o jovem norueguês Magnus Carlsen, e o desafiante, o indiano Viswanathan Anand. As partidas ocorrerão em Sochi, antiga cidade de veraneio da KGB, na Rússia. O jogador que completar 6,5 pontos primeiro, num total de 12 partidas, será declarado campeão. Lembrando que a vitória vale 1 ponto, o empate 0,5 e a derrota 0.

Carlsen é o favorito por 4 razões.

Desempenho passado contra Anand - No passado eles jogaram 42 partidas, sendo 31 empates, 6 vitórias para Carlsen e 5 derrotas. Aparentemente não é uma vantagem, mas no último match foram 3 vitórias de Carlsen e 7 empates. Assim, as vitórias de Anand aconteceram quando Carlsen ainda era um jogador promissor, entre 2007 e 2010.

Rating – O conceito de rating foi inicialmente aplicado no xadrez e depois expandido para outros esportes. O rating mede a força do jogador. Atualmente o rating de Carlsen é de 2863, o melhor do mundo, e Anand tem um rating de 2792, o sexto. Na melhor pontuação de Carlsen o rating foi de 2889, em abril deste ano e o melhor da história do xadrez, enquanto Anand obteve 2821, em janeiro de 2011, o quarto melhor da história. Usando o rating atual, Oliver Roeder rodou uma simulação e chegou a 80% de chance de Carlsen vencer o duelo.

Idade – A diferença de idade é expressiva. Enquanto Carlsen tem 23 anos, Anand tem 44, quase o dobro. Num jogo mental isto faz diferença. Além disto, Anand talvez saiba que esta é a última chance para recuperar o título, já que existem outros jovens (Caruana, Giri, So, Rapport, etc). Já Tyler Cowen, do Marginal Revolution, acredita ser mais fácil conquistar o título do que defendê-lo.

Característica do jogo – Um levantamento feito com 10 jogadores, comparando os dois, mostrou que Carlsen leva vantagem na análise posicional, no final, na resistência mental, no tempo e na influencia de fatores fora do tabuleiro. E no cálculo são praticamente iguais. Já Anand é superior na visão tática e na abertura.

Não dá para não mostrar o gráfico com a evolução das aberturas jogadas no xadrez ao longo do tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário