Translate

25 novembro 2014

Curso de Contabilidade Básica: Teste de Recuperabilidade e Taxa de Desconto

Uma das inovações na contabilidade brasileira dos últimos anos é o teste de recuperabilidade dos ativos. Pelo menos uma vez por ano a administração das empresas deve verificar se o valor contábil líquido dos ativos sofreu perda. Para isto, a empresa deve estimar o valor de venda e o valor em uso, sendo escolhido aquele que for maior.

No caso específico do valor em uso é necessário fazer uma estimativa dos fluxos de caixa futuros dos ativos. Estes fluxos deverão ser descontados, trazendo-os a valor presente. Para isto é necessário estabelecer uma taxa de desconto que será utilizada.

Tanto os valores da estimativa dos fluxos quanto à taxa de desconto são cálculos internos e que não são divulgados ao usuário externo. Para este geralmente basta dizer que o teste foi realizado e fornecer os parâmetros básicos utilizados. Ao usuário externo resta confiar que as informações são verídicas e que a empresa de auditoria constatou que o teste de recuperabilidade foi executado. Quando o valor obtido no teste é menor que o valor contábil existente, a gestão da empresa deve fazer uma baixa. Este é um momento ruim, já que está sendo informado que uma decisão ruim foi realizada no passado. Numa grande empresa é quase inevitável que existam perdas com o teste de recuperabilidade já que existem muitos ativos sujeitos ao teste.

Um dos pontos do teste é a determinação da taxa de desconto que será usada para descontar o fluxo na obtenção do valor em uso. Não existe uma norma sobre qual taxa deve ser usada. Mas uma taxa pequena irá fazer com que o valor em uso seja maior, reduzindo a chance de amortização contábil; uma taxa maior aumentar a chance do valor em uso ser menor. Assim, a escolha da taxa é relevante para o resultado do teste. E cada administração adota um critério. Em outras palavras, o teste de recuperabilidade é subjetivo.

O razoável é a empresa adotar uma taxa que reflita o custo médio do seu capital. Mas existem algumas empresas que adotam alternativas. A Valid, uma empresa de serviços gráficos de segurança, por exemplo, utiliza como taxa de desconto o custo médio ponderado de capital da indústria.



Nenhum comentário:

Postar um comentário