A cada cinco anos, a Fundação IFRS escolhe alguém para dirigir o IASB, a entidade que emite normas internacionais de contabilidade. Da sua fundação até agora, foram três presidentes, já que há a possibilidade de recondução ao cargo, o que ocorreu com os dois primeiros presidentes.
O atual, o alemão Andreas Barckow, começou seu mandato em 2021, bem no ápice da pandemia. Seu mandato termina em 30 de junho. Pela tradição, ele seria reconduzido. Mas em 2025, Barckow já tinha anunciado que deixaria o cargo ao final do primeiro mandato. Inexplicavelmente, a Fundação não procurou um substituto ou não conseguiu alguém para a sucessão.
Agora a Fundação anunciou que pretende nomear o sucessor até início de outubro. Entre o fim do mandato de Barckow e essa data, a Fundação conseguiu que Linda Mezon-Hutter, atual vice-presidente do IASB, assuma como presidente interina. Fazendo parte do Iasb desde 2022, Mezon-Hutter anteriormente presidiu o Canadian Accounting Standards Board.
Apesar da carreira como reguladora de Linda estar vinculada ao Canadá, incluindo a adoção das normas IFRS naquele país, sua formação ocorreu nos Estados Unidos. Seria uma boa ideia a nomeação em definitivo de Linda, poupando a Fundação de gastos na transição.

Nenhum comentário:
Postar um comentário