Translate

03 janeiro 2023

ChatGPT - 1

Nas últimas semanas o Chatbot chamado ChatGPT despertou a atenção de muitas pessoas. Desenvolvido pela empresa OpenAI, o chat foi lançado em novembro de 2022 e caracteriza pela qualidade das respostas. Além disto, o ChatGPT pode ser usado em redações textuais, com boa qualidade. Em razão desta característica, há previsões que o ChatGPT poderá afetar o trabalho de pessoas como jornalistas e produtores de conhecimento. E até mesmo de psicólogos e psiquiatras.  


Eis algumas das considerações sobre o chat, presentes no verbete da Wikipedia:

Em um artigo de opinião, o economista Paul Krugman escreveu que o ChatGPT afetaria a demanda dos trabalhadores do conhecimento. James Vincent , do The Verge, viu o sucesso viral do ChatGPT como prova de que a inteligência artificial se tornou popular. No The Atlantic, Stephen Marche observou que seu efeito na academia e especialmente nos ensaios de aplicação ainda não foi compreendido.  O professor e autor do ensino médio da Califórnia, Daniel Herman, escreveu que o ChatGPT dará início ao "Fim do inglês do ensino médio".

No jornal Estado de S. Paulo, um artigo Nico Grant e Cade Metz chama a atenção para o fato de que o ChatGPT pode ser uma grande ameaça ao Google, já que é capaz de responder, de forma simples e clara, as dúvidas que temos. Geralmente quando temos dúvida sobre um assunto ou queremos mais informações, usamos o Google. E a empresa, além da resposta correta, indica também possíveis links que são propagandas. O uso do ChatGPT pode ajudar o usuário a ter uma resposta mais precisa e que não inclua os links pagos do Google. 

Apesar dos erros, o fato do ChatGPT conseguir escrever textos razoáveis, a partir do que aprendeu na internet, pode ser uma facilitador na produção de relatórios. Isto deve afetar o trabalho de auditores, analistas de balanços e contadores gerenciais. Pode ajudar os reguladores a redigirem seus manuais de forma mais clara. Na área acadêmica, artigos podem ser escritos, sem serem pegos em um programa de plágio. 

Aqui já tem uma pesquisa comparando o ChatGPT na produção de resumos de artigos científicos. (aqui também)

Nenhum comentário:

Postar um comentário