Translate

03 janeiro 2023

Índice de Progresso Social

O Índice de Progresso Social de 2022 mostrou que o mundo aumentou a "pontuação" de 59,84 (em 100) para 65,24. Mas a taxa de progresso diminuiu nos últimos anos, em especial no ano passado. Este é um índice baseado em diversos itens, como a nutrição, a assistência médica, o acesso à educação superior, totalizando 60 indicadores. 

O gráfico mostra que nos últimos 11 anos alguns países tiveram um grande avanço, como Serra Leoa, enquanto alguns poucos tiveram redução no progresso social. Na verdade, somente quatro países tiveram queda no índice em um comparativo de longo prazo. A Venezuela, não é uma surpresa, teve o pior desempenho entre 169 países. A mudança do Reino Unido pode ser consequência do Brexit. Se em 2011 o Reino Unido ocupava a 11a. posição, em 2022 sua colocação era bem pior: 19o. 

Apesar do foco do índice ser o desempenho social, o relatório produzido mostra que existe uma relação com o PIB per capita, conforme o gráfico a seguir:


O Brasil teve um pequeno avanço no índice. Em 2011 nosso país ocupava a 50a posição, com 70,68. No ano passado ele caiu na posição relativa, para 62o, embora tenha tido um avanço no índice, para 71,26. O painel com o resultado do Brasil encontra-se a seguir:

Onde o país é forte? Nos seguintes itens: Access to online governance, Acceptance of gays and lesbians e Quality weighted universities. Esta informação pode ser acessada aqui e na figura acima são os pontos azuis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário