Translate

02 janeiro 2023

A questão da auditoria de empresas chinesas

O ano terminou com o aumento da pressão dos legisladores dos Estados Unidos sobre as empresas da China que não forem transparentes com suas auditorias.

Um pouco antes do Natal, o Congresso dos Estados Unidos aprovou uma legislação que pode ser mais radical na punição de empresas que não permitirem o trabalho de auditoria independente. Mas a pressão foi compensada pela admissão de que o PCAOB, entidade que supervisona o trabalho de auditoria nos Estados Unidos, teve acesso aos documentos de empresas chinesas. 

O assunto começou com a criação do PCAOB, logo após o escândalo da Enron, que teria a função de verificar o trabalho de auditoria em empresas de capital aberto. Mas a China sempre dificultou este acesso de verificação, alegando que isto poderia comprometer sigilo estratégico para o país. Embora as empresas chineses tivessem acesso ao mercado de capitais dos Estados Unidos, a restrição ao trabalho do PCAOB era um problema. A China era o único país - e isto inclui também Hong Kong - que tinha este problema. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário