Translate

05 janeiro 2023

Relatório de Gestão do CFC não é bem um "relatório de gestão"

O CFC anunciou no dia 2 de janeiro de 2023 o seu Relatório de Gestão. O documento divulgado, de forma bastante tempestiva, apresenta o que ocorreu no Conselho Federal de Contabilidade em 2022. 

O Relatório de Gestão 365 , como foi chamado, possui 20 páginas, com muita arte gráfica. Eis um trecho do comunicado:


Entre alguns dos assuntos abordados no conteúdo, estão a adesão do CFC ao Pacto Global, a criação do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS), a realização das edições de 2022 do Exame de Suficiência, o desenvolvimento do projeto de inspetoria, o trabalho voltado para a construção da proposta das novas diretrizes curriculares do curso de Ciências Contábeis, a publicação da lei que anula as multas da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP) [mas isto foi realização do CFC?], o desenvolvimento do projeto de Governança voltado para os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), o lançamento do manual de auditoria do Sistema CFC/CRCs, a publicação da edição especial da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC), entre outras temáticas.

Entretanto, como o CFC é uma autarquia, imaginei que teríamos aqui um relatório de gestão nos moldes que deve ser entregue ao TCU. Não é o caso. Além disto, confesso que esperava os valores contábeis do Conselho; algo como ativo, passivo, receitas, despesas ... Também não é o caso. 

Confesso que esperava isto, com a chamada do site (vide figura acima). Mas foi entregue um resumo das atividades (primeiro print da postagem). Talvez sejam muito preciosismo da minha parte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário