Translate

03 janeiro 2023

ChatGPT e a educação

Como nativos digitais, os alunos ficam cientes das novas tecnologias e começam a usá-las muito mais cedo do que os educadores podem começar a entendê-las, dizem os especialistas em tecnologia educacional.

O mais recente chatbot da OpenAI, ChatGPT, pode escrever redações elaboradas e roteiros de filmes, depurar códigos e resolver problemas matemáticos complexos. Sua capacidade de gerar respostas legíveis para qualquer pergunta que você possa imaginar pode ser um recurso suplementar promissor nas salas de aula. Mas os professores estão preocupados com o fato de os alunos usarem a ferramenta gratuita e acessível como um substituto da Wikipédia para fazer o dever de casa e escrever tarefas para eles, colocando em risco a vontade dos alunos de desenvolver habilidades como redação e pesquisa.

“Os alunos vão usar este chatbot como se fosse um sabe-tudo”, diz Austin Ambrose, professor do ensino médio em Idaho, Estados Unidos. “Isso porque é uma tecnologia que está criando essas coisas que parecem realmente legítimas, eles vão assumir que é o normal”.

Nas últimas semanas, o ChatGPT explodiu, com mais de um milhão de usuários se inscrevendo para usá-lo uma semana após seu lançamento. O algoritmo é um modelo de linguagem treinado por meio de feedback humano e uma grande quantidade de dados públicos de várias fontes, como livros e artigos da Internet. Mas só porque parece saber do que está falando não significa que as informações fornecidas sejam totalmente precisas. Por um lado, por ter sido treinado com dados disponíveis até 2021, o ChatGPT não é capaz de fornecer respostas factuais atualizadas. Às vezes, apresenta pequenas imprecisões. Por exemplo, disse que a cor do uniforme dos Royal Marines durante a guerra de Napoleão era azul quando na verdade era vermelho. Além disso, o ChatGPT tem problemas com perguntas com palavras confusas, que também podem levar a respostas incorretas.

O algoritmo também tem problemas de viés, já que foi treinado em grandes quantidades de dados extraídos da internet. Ele pode renderizar conteúdo racialmente tendencioso: quando questionado sobre uma maneira de avaliar o risco de segurança dos viajantes, propôs um código que calculava as pontuações de risco, que mostravam pontuações mais altas para sírios, iraquianos e afegãos do que para outros viajantes.

O próprio CEO da Open AI, Sam Altman, reconheceu essas armadilhas em um tweet, dizendo: “ChatGPT é incrivelmente limitado, mas bom o suficiente em algumas coisas para criar uma impressão enganosa de grandeza. É um erro confiar nele para qualquer coisa importante agora.”

Com essas preocupações em mente, os professores dizem que é ainda mais importante ensinar alfabetização digital desde cedo e enfatizam a importância de avaliar criticamente de onde vem a informação. Os professores dizem que a ferramenta também pode enfatizar e reforçar o uso de citações em trabalhos acadêmicos.

“Existe muito conhecimento barato por aí. Acho que isso pode ser um perigo na educação e não é bom para as crianças. E isso se torna uma questão para o professor ensinar aos alunos o que é apropriado e o que não é apropriado na busca pelo conhecimento”, diz Beverly Pell, consultora de tecnologia para crianças e ex-professora de Irvine, Califórnia.

Como nativos digitais, os alunos ficam cientes das novas tecnologias e começam a usá-las muito mais cedo do que os educadores podem começar a entendê-las, dizem os especialistas em tecnologia educacional. Natalie Crandall, diretora de alfabetização do ensino médio na Kipp New Jersey, uma rede de escolas públicas, diz que é inevitável que os alunos usem dispositivos dentro e fora das salas de aula, e é melhor para os educadores adotá-los e ensinar os alunos como usar a tecnologia de forma ética e honesta. “Temos um ditado na educação que diz que ‘adolescentes vão virar adolescentes’, o que significa que eles vão se tornar academicamente criativos em termos de encontrar coisas online e usá-las nas salas de aula”, diz Crandall.

No entanto, nem todos os currículos e programas escolares são projetados para acomodar um chatbot de IA de ponta em mente, diz Ambrose. “Muitas vezes, não apenas o currículo, mas também as escolas e os programas de ensino são estruturados de forma que os professores não tenham conhecimento para trazer essas tecnologias avançadas e inovadoras”, diz ele.

Há um lugar para a IA nas salas de aula, diz Ambrose, mas a IA teria que fazer tarefas mais específicas, como corrigir gramática ou explicar um problema de matemática, em vez de realizar uma ampla gama de tarefas como o ChatGPT, que a torna vulnerável a erros. “Seria ótimo se pudéssemos criar um programa que fornecesse feedback direcionado aos alunos no momento, porque os professores nem sempre conseguem atender todas as crianças”, diz ele, enfatizando que os professores, que geralmente são responsáveis ​​por uma turma de 30 a 35 estudantes, poderiam usar o suporte adicional.

Como existem várias ferramentas que ajudam os alunos a economizar ao concluir as tarefas, os professores geralmente digitalizam as tarefas enviadas por meio de um software antiplágio como o Turnitin, que verifica as semelhanças entre o trabalho de um aluno e o texto localizado em outro lugar. Mas como o banco de dados usado por ferramentas como o Turnitin não inclui respostas geradas por um chatbot de IA, as informações copiadas e coladas diretamente do ChatGPT passarão pelo software e não serão detectadas. Exigir que os professores comparem as respostas de um aluno com as respostas do ChatGPT daria aos professores outra camada de tarefas e tiraria tempo do planejamento de aulas e do feedback aos alunos, diz Stephen Parce, diretor de uma escola de ensino médio no Colorado.


Como os textos são um componente importante do ensino de habilidades como leitura, escrita e compreensão, usar um atalho como o ChatGPT também pode significar que os alunos não estão desenvolvendo essas habilidades cruciais. “Com uma ferramenta como esta na ponta dos dedos, pode confundir as águas ao avaliar as capacidades reais de escrita de um aluno, porque você está dando às crianças potencialmente uma ferramenta onde elas podem deturpar sua compreensão de um prompt”, diz Whitney Shashou, fundador e consultor da consultoria educacional Admit NY.

Apesar da conversa on-line sobre o recém-revelado chatbot potencialmente substituindo os professores, alguns educadores vêem a invenção como uma oportunidade e uma ferramenta para incorporar nas salas de aula, em vez de algo a temer. Os educadores dizem que o chatbot pode ser usado como ponto de partida para os alunos quando eles enfrentam um bloqueio de escrita, ou também pode ser usado para obter exemplos de como uma resposta deve ser. Também poderia disponibilizar informações na ponta dos dedos dos alunos, incentivando-os a realizar pesquisas e verificar novamente seus fatos. Do lado da escola, os professores dizem que isso pode levar os membros do corpo docente a atualizar seu currículo para acomodar essas tecnologias abertamente na sala de aula e para que o ChatGPT atue como co-professor.

“O objetivo final é realmente que queremos que os alunos cresçam e expandam suas habilidades”, diz Parce. “É necessário que o currículo continue a ser revisto e adaptado ao objetivo de acompanhar a evolução das diferentes ferramentas e tecnologias.”

Fonte: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário