Translate

24 agosto 2021

"Contabilidade está atrasando a adoção de moedas digitais"


A contabilidade está sendo acusada de atrapalhar a adoção mais ampla de criptomoedas. A acusação, de um texto da AccountingToday refere-se a forma de contabilização das moedas digitais. Se uma empresa compra uma moeda digital e ocorre uma redução no valor, a diferença deve ser reconhecida no resultado da empresa como uma perda. Caso haja uma valorização, esta diferença, para mais, não pode ser considerada no resultado da empresa. A razão é que a moeda digital é considerada um ativo intangível. E as regras do intangível funcionam desta forma.

Segundo Shuli Ren, executivos estão receosos de comprar moedas digitais e a razão seria esta.  

Essa mentalidade está atrapalhando a adoção mais ampla do Bitcoin e de outras criptos, porque as empresas que detêm essas moedas digitais assumem um risco contábil: reduções de grandes ativos.

Isso está acontecendo, embora não haja diretrizes oficiais no GAAP sobre como as empresas devem contabilizar ativos digitais. [NÃO]

Os contadores estão operando com um consenso entre os auditores (...)"

O melhor está no final

(...) No entanto, os contadores dominam. Empresas com dinheiro extra que estão dispostas a assumir riscos terão dificuldade em entrar em criptografia. 

É verdade que muitos CFOs podem ficar longe dos ativos de criptografia de qualquer maneira por causa de negociações voláteis. 

Mas os menos avessos ao risco seriam dissuadidos por um enorme obstáculo institucional: suas empresas de contabilidade.

Foto: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário