Translate

02 agosto 2021

Viagens de negócios


Deveria ter sido uma reunião de Zoom? Para Kevin Delaney, a pandemia trouxe uma reflexão sobre as viagens de negócios. Texto da newsletter do NYT: 

Há um amplo consenso de que a frequência com que viajamos para o trabalho e aquilo por que viajamos irá mudar significativamente pós-pandemia. Quem viaja também pode ser diferente. Isso, por sua vez, irá provocar mudanças no que a indústria das viagens fornece aos empresários, uma fonte de quase um terço das suas receitas antes da pandemia.

Um ano e meio depois de renunciar a praticamente todas as viagens e fazer negócios por videoconferência fez com que muitos empresários concluísse que muitas das suas viagens anteriores não valiam o tempo e o pedágio nos seus corpos e no estado mental, nas suas famílias e no ambiente. Isto antes mesmo de considerar o papel que as viagens desempenhavam na transmissão do vírus através dos continentes.

Há um meme popular: "Este encontro poderia ter sido um e-mail". Aqueles de nós que viajaram longas distâncias para uma única reunião de trabalho sabem que, muitas vezes, poderíamos dizer com a mesma facilidade: "Esta viagem de negócios poderia ter sido uma chamada de Zoom". (...)

Uma análise do Wall Street Journal no ano passado, por exemplo, estimou que as reuniões dentro da empresa representavam 20% de todas as viagens de negócios e previu que 40% a 60% dessas viagens iriam desaparecer permanentemente. O Journal concluiu que 19 a 36 por cento das viagens de negócios iriam desaparecer. 

Mais adiante, o texto traz um exemplo de como  contabilidade gerencial pode reduzir os "incentivos" para as viagens:

Na companhia de resseguros de Zurique Swiss Re, por exemplo, os voos representavam cerca de dois terços da sua pegada de carbono operacional. Como parte dos seus esforços de emissões líquidas zero, a empresa utilizou a queda nas viagens corporativas no ano passado como uma oportunidade para reduzir mais permanentemente a sua pegada de carbono. As viagens aéreas dos seus empregados caíram cerca de 80% em relação aos níveis de 2018 no ano passado e espera uma queda de 30% ou mais em relação à linha de base de 2018 este ano.

Em Janeiro, a Swiss Re começou a acrescentar uma sobretaxa significativa de emissões de carbono aos voos adquiridos pelos seus 13.200 empregados - representando cerca de 500 dólares para além do preço de um bilhete de avião Zurique para Nova Iorque. Os orçamentos de equipe podem absorver estas taxas - que a Swiss Re utiliza para financiar as compensações de carbono e a remoção - uma vez que os seus empregados estão a voar menos.

Mas à medida que as viagens regressam e as sobretaxas se fixam nos orçamentos, o objetivo é forçar os funcionários a pensar melhor quando estão a reservar uma viagem sobre se esta é realmente necessária.

Foto: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário