Translate

01 agosto 2021

Cinema, contabilidade e participação nos lucros


Duas histórias de dois atores de Hollywood mostram questões contábeis. 

A primeira é do ator Gerard Butler (foto) que está processando de Olympus, um filme de 2013, sobre a participação nos lucros. O filme teria arrecadado 170 milhões e o ator teria direito a uma participação nos lucros de 10 milhões. O ator apresentou seus números depois de uma auditoria independente. O processo está na esfera judicial e até o momento o ator não recebeu nada em relação a participação nos lucros. 

Como tem sido praxe, a contabilidade do filme sobrecarregou as despesas e isto teria reduzido o valor a ser recebido por Butler. 

O outro caso é de Scarlett Johansen. A atriz fez o papel principal em viúva negra, da Marvel, filial da Disney. A atriz deveria ter um percentual das bilheterias. Mas a Disney mudou a estratégia de lançamento, oferecendo o filme, por US$ 30, para os assinantes do seu canal de assinatura. A atriz alega que esta mudança reduziu a bilheteria do filme nos cinemas e, consequentemente, o valor que deveria ser recebido. Como a atriz também recebe um percentual das compras do filme no canal, este processo talvez seja bem mais difícil que o de Butler. Será necessário provar que a estratégia realmente prejudicou a atriz. Um estudo de contabilidade de custos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário