Translate

19 agosto 2021

Como a Intel perdeu a batalha do chip ao focar no valor


(...) O salário executivo baseado em ações, na forma de opções de ações e prêmios de ações, criou incentivos para os CEOs da Intel fazerem recompras em larga escala para dar aumentos manipuladores no preço das ações da empresa. A Tabela 3 documenta a remuneração total, incluindo ganhos realizados com opções de ações e prêmios de ações, dos CEOs da Intel nas últimas três décadas. 

Dos US $ 170 milhões. na remuneração total que Grove levou para casa ao longo de seis anos como CEO, 90% foram obtidos ganhos com o salário baseado em ações, com 89% dos US $ 170 milhões. fluindo para sua conta bancária em 1996 e 1997, com o boom do mercado de ações na Internet decolando. Ajudado pelo boom e pela duplicação das recompras da Intel para US $ 6,8 bilhões. em 1998, a remuneração total de Barrett em seu primeiro ano como CEO foi de US $ 117 milhões., com 98% dos ganhos obtidos com o exercício de opções de ações. (...)

O argumento de Lazonick no seu artigo é que a Intel optou pela recompra de ações (e remuneração para executivos). Isto parecia que o mercado queria, focando sua política no aumento de valor. Mas deixou de investir em pesquisa e desenvolvimento. E agora desejam incentivos do governo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário