Translate

18 agosto 2021

Rir é o melhor remédio


Um contador estava no cais de uma pequena vila do Nordeste, quando viu um pescador chegando com seu barco e muitos peixes. 

O contador elogiou o pescador pela qualidade dos seus peixes e perguntou quanto tempo demorou para pescá-los. O pescador respondeu que demorou apenas um pouco. O contador então perguntou porque não ficou mais tempo fora e apanhou mais peixe. O pescador disse que já tinha o suficiente para sustentar as necessidades imediatas da sua família. 

O contador perguntou então: "Mas o que você faz com o resto do seu tempo?". 

O pescador disse: "Durmo até tarde, pesco um pouco, brinco com os meus filhos, passeio pela aldeia todas as noites onde bebo um pouco e toco violão com os meus amigos. Tenho uma vida cheia e ocupada.” 

O contador falou: "Tenho uma especialização em contabilidade e finanças, fiz o curso com o professor Alexandre Alcântara e poderia ajudar você. Devia passar mais tempo pescando e com os lucros, comprar um barco maior. Com os lucros do barco maior, poderia comprar vários barcos. Até uma frota de barcos de pesca. Em vez de vender seu produto para um intermediário, venderia diretamente ao produtor, quem sabe até abrindo sua empresa de processamento. Teria controle do produto, o processamento e a distribuição. Poderia deixar sua aldeia e mudar para capital, depois até para São Paulo. De lá você poderia gerir sua empresa.” 

O pescador perguntou: "Mas quanto tempo isto vai demorar?". 

O contador respondeu: "Quinze ou 20 anos". "E aí?", perguntou o pescador. 

O contador riu e disse: "Essa é a melhor parte. Você poderia abrir o capital da sua empresa, venderia as ações e ficar rico. Ganharia milhões”. 

 "Milhões? E..." 

O contador diz: "Então você poderia mudar para uma pequena aldeia, dormiria até tarde, pescaria um pouco, brincaria com seus netos, passeava à noita, tocaria violão e beberia com os amigos.” 

Adaptado daqui. Foto: Roland Denes

Nenhum comentário:

Postar um comentário