Translate

03 agosto 2021

PIX como herdeiro do eficiente sistema de compensação


(...) Temos um ditado no qual dizemos que há males que vem para bem. A agilidade, a infraestrutura e a capacidade tecnológica dos bancos brasileiros pode se encaixar neste dito popular. O sistema financeiro, nos anos 1980, teve de se adaptar à hiperinflação, que exigia formas cada vez mais rápidas de compensação de cheques (um dos principais meios de pagamentos da época).

Se um cheque ficasse hibernando três dias nos escaninhos bancários esperando para ser compensado, isso poderia significar perdas de até 5 % sobre seu valor nominal, dependendo da taxa de inflação. Nesta época, inclusive, um cheque emitido na Califórnia e depositado na Flórida poderia ser creditado em até dez dias. Por aqui, entretanto, um depósito feito no Recife seria compensado em São Paulo no dia seguinte. Ou seja, o Brasil – pelo menos nos últimos quarenta anos – sempre esteve à frente dos Estados Unidos em termos de tecnologia bancária e deve essa vanguarda à busca para minimizar os efeitos danosos causados pela inflação.

Em 1994, com o Plano Real, a moeda foi estabilizada. Mas os bancos brasileiros continuaram em busca de soluções digitais para acelerar processos, criar valor agregado aos clientes e – por que não? – aumentar suas margens de lucro.

O Pix é herdeiro deste processo, mas sua criação foi cercada de inúmeras consultas aos correntistas dos bancos. As autoridades financeiras brasileiras entenderam que não poderiam entregar um sistema eficaz sem ouvir o que desejava o mercado. Ao compilar as necessidades do público, assim, veio com uma solução que surpreendeu até o mais exigente dos usuários.

Trata-se de um caso construído em torno da mentalidade reinante na iniciativa privada – ao contrário do que se pôde observar com a proposta de mudanças tributárias apresentado nesta semana pelo ministro Paulo Guedes ao Congresso. A equipe que redigiu o texto – em sua maioria esmagadora, técnicos da Receita Federal – não se deu ao trabalho de ouvir ninguém. Tratou de escolher soluções que desoneraram as camadas econômicas mais baixas e jogaram a perda de arrecadação para cima dos acionistas das empresas.

(...) 

Fonte: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário