Translate

18 agosto 2021

Cisnes verdes


A aparência dos cisnes verdes é indiscutivelmente mais previsível do que a dos cisnes negros, pois as mudanças climáticas os tornam inevitáveis. 

Mas não há comparações históricas para nos ajudar a entender como os riscos climáticos e ecológicos, como ciclones, incêndios florestais, secas e inundações, podem afetar o sistema bancário, o setor de seguros ou qualquer número de outras atividades econômicas.

À medida que a atividade econômica é realocada de combustíveis fósseis para fontes de energia limpa, algumas atividades desaparecem, outras surgem e o valor de "ativos ociosos" despenca. Embora esse processo seja necessário, ele deve ser gerenciado de uma maneira que não crie instabilidade no sistema financeiro.

Devido ao seu mandato de estabilidade financeira, os bancos centrais, supervisores e autoridades macroprudenciais têm um papel central a desempenhar na transição verde. O recente Conferência dos Cisnes Verdes organizado pelo Banco de Pagamentos Internacionais, o Banque de France, Fundo Monetário Internacional, e o NGFS (Rede de bancos centrais e supervisores para ecologizar o sistema financeiro) aponta para um reconhecimento crescente desse fato, embora a mobilização permaneça muito lenta e muito tímida em algumas áreas geográficas.

Com o objetivo de antecipar os efeitos do risco climático, o Banque de France foi o primeiro banco central a introduzir um teste abrangente de estresse climático para bancos e companhias de seguros. Analisando três cenários climáticos de 30 anos criados pelo NGFS (uma transição ordenada baseada em uma estratégia de baixo carbono; uma transição tardia e desordenada; e um cenário de negócios como de costume), o teste procurou avaliar a exposição das carteiras bancárias e de seguros a riscos físicos e de transição.

Este exercício mostrou que a exposição atual do sistema francês é apenas moderada (sob as premissas utilizadas). Mais importante, o teste de estresse climático demonstrou o que será necessário para melhorar nossa compreensão do risco climático.

Há muito mais trabalho a fazer. Por exemplo, ainda não temos bancos de dados detalhando as condições geográficas nas cadeias globais de valor. Essas informações são essenciais para avaliar os riscos físicos à produção e também seriam úteis para monitorar questões de governança social e ambiental de maneira mais ampla.

O aumento da frequência e gravidade dos desastres relacionados ao clima será gradualmente refletido na cobertura e nos custos dos seguros, afetando a lucratividade e as taxas padrão das carteiras de empréstimos no setor bancário. Ao mesmo tempo, banqueiros e gerentes de ativos ajustarão suas carteiras de acordo. E se o preço do carbono continuar subindo, como deveria, eles se afastarão dos setores intensivos em carbono, aumentando sua exposição a outros fatores de risco.

Esses comportamentos variáveis no tempo (e seus efeitos indiretos) serão importantes para a estabilidade financeira; mas eles são difíceis de modelar. Ainda assim, algumas políticas essenciais ajudariam muito as autoridades macroprudenciais e os investidores a gerenciar a mudança. Primeiro, aqueles que embarcam na transição verde precisarão de uma bússola: deve haver um aumento totalmente previsível no preço do carbono em uma área econômica o mais ampla possível. A União Europeia pode estar no caminho certo aqui com seu Sistema de Comércio de Emissões, em que o preço do carbono está ressuscitado de € 25 (US $ 30) por tonelada em janeiro de 2020 a € 50 por tonelada hoje. Mas o progresso permanece limitado, porque o ETS cobre apenas cerca de 40% das emissões da UE.

Como um relatório recente do G30 mostra que são necessários compromissos credíveis para fornecer um preço de carbono previsivelmente crescente para permitir que investidores, reguladores e formuladores de políticas monetárias ajustem suas estratégias de maneira prospectiva. Na ausência deles, não poderemos liberar investimentos públicos e privados nos ajustes estruturais necessários para reduzir os custos da transição mais ampla.

Para conseguir isso, os conselhos independentes de carbono podem gerenciar a inflação dos preços do carbono de maneira semelhante à maneira como os bancos centrais gerenciam a inflação que afeta os preços dos produtos. Essas instituições devem ter um mandato para mapear um caminho de inflação de preços de carbono alinhado aos objetivos líquidos de zero de 2050 de seus respectivos governos. Essas políticas devem ser acompanhadas de compensações das pessoas mais afetadas por uma queda no poder de compra, devido, por exemplo, a um aumento nos preços dos combustíveis.

Os requisitos de capital para instituições financeiras podem estar vinculados à sua exposição a um aumento do preço do carbono, o que alteraria sua probabilidade calculada de inadimplência e perdas em seu portfólio. Os supervisores também precisarão garantir que as instituições financeiras estabeleçam sistemas eficazes de governança para lidar com o risco climático. Ao contrário do que aconteceu com os bancos-sombra, cujo crescimento refletia a capacidade de contornar regulamentações bancárias mais rigorosas, devemos nos esforçar para rastrear os “emissores-sombra” de muito perto. A Agência de Proteção Ambiental dos EUA recentemente revelado que cinco dos dez principais emissores de metano nos Estados Unidos são produtores de petróleo e gás pouco conhecidos, apoiados por empresas de investimento pouco conhecidas.

Devemos esperar que as empresas de private equity tentem adquirir propriedades arriscadas de petróleo e gás, desenvolvê-las e vendê-las com lucro. Mas não podemos tolerar investidores "abaixo do radar" comprando ativos intensivos em carbono a preços de venda de fogo e depois operando-os em jurisdições relaxadas. Prevenir isso exigirá um alto nível global sobre preços do carbono, impostos sobre ajustes nas fronteiras de carbono ou ambos. O custo de capital para esses investimentos deve se tornar proibitivamente alto, mesmo que isso signifique ajustar o perímetro regulatório.

Fonte: aqui. Foto: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário