Translate

18 junho 2021

Regulação e Stigler


Postamos sobre os 50 anos do artigo clássico de Stigler, onde a questão da captura foi apresentada. Andrei Shleifer chama a atenção como o texto de Stigler permitiu um grande desenvolvimento sobre a pesquisa relacionada com a corrupção. Eis um trecho:

O artigo de Stigler nos ensinou que a maneira certa de pensar sobre políticas econômicas não é apenas nesses termos, mas sim em termos de intercâmbio entre políticos e empresas, ou políticos e atores do setor privado.

(...) Portas giratórias - por meio das quais os políticos vêm e assumem empregos nas empresas que regulam - é outra forma de pagamento. Talvez o mais interessante é que a perspectiva de Stigler sugere que uma das maneiras pelas quais os políticos obtêm algo em troca de suas políticas são os subornos.

Grande parte da economia da corrupção, que na verdade se tornou uma indústria bastante significativa na pesquisa econômica com uma grande quantidade de evidências empíricas, é baseada nesta ideia stigleriana de troca entre políticos e empresas, o que significa algo do que os políticos recebem em troca pois as políticas favoráveis ​​são, na verdade, subornos. Não há como negar o significado empírico dessa ideia.

Na concepção stigleriana original, as partes iniciadoras da regulamentação são as empresas que buscam proteção dos políticos. Claro, nem sempre é esse o caso. Você pode inverter o argumento, que é muito do que vemos no mundo e nos dados, e ver os políticos iniciando regulamentações pesadas e, em seguida, coletando favores, subornos ou dinheiro em troca de isenção da regulamentação. Há alguns anos, participei de um projeto de regulamentação da entrada de pequenas empresas em todo o mundo. Nesse cenário, ficou muito claro que uma das razões para essa regulamentação é justamente para os políticos poderem extrair subornos em troca de alívio. E então, novamente, essa linha de trabalho inspirada por Stigler que levou a muitas coisas, incluindo o “ Relatório Doing Business do Banco Mundial”, Que descreve empiricamente - em muitas esferas da atividade econômica e ao redor do mundo - as consequências da ideia estigleriana muito ampla de intercâmbio entre políticos e as entidades que eles regulam. Dou a Stigler uma enorme quantidade de crédito por direcionar a economia política em direção a esse objetivo.

Já comentamos aqui sobre a porta giratória na SEC. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário