Translate

21 junho 2021

Político mente com os números ambientais e seu país está sendo reprovado


O presidente compareceu na Cúpula dos Líderes que discutiu as mudanças climáticas e elogiou seu país e as conquistas. Seu país tinha reduzido as emissões em 19% desde 2005 (36% se desconsiderar as exportações) e seu país deveria ser um dos poucos países que atingiria a meta do Acordo de Paris, em reduzir as emissões em 26% até 2030.  

O problema é que os números foram provavelmente inventados, segundo cientistas do seu próprio país. Os 36% exclui todas as emissões associadas a produção de combustível fóssil para exportação.  Mesmo o número de 19% é enganoso, já que a redução ocorreu principalmente no ano passado, durante a pandemia de Covid. A meta para 2030 deve ocorrer por conta das mudanças no uso da terra, decorrente de políticas estaduais. 

Quem seria este político mentiroso e qual o seu país? Antes que você arrisque um nome óbvio e tome partido, o político é Scott Morrison, que é o primeiro-ministro australiano. O país não está aproveitando seu potencial eólico e solar; detém o título de maior exportador de carvão metalúrgico e o terceiro maior exportador de combustível fóssil geral.

O desempenho de Morrison não é o único questionável. Joe Biden, o novo presidente dos Estados Unidos, é questionado no volume de investimento e nas metas ambiciosas.

Imagem aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário