Translate

19 junho 2021

Covid como uma oportunidade


Da coluna de Tim Harford 

O efeito "piano impossível de tocar" parece pegar um raio em uma garrafa, mas não é incomum (*). Escrevi recentemente sobre uma breve greve no metrô de Londres em 2014, que provocou muitos passageiros a encontrar novas rotas para trabalhar. Simplesmente, quando nossas soluções antigas são fechadas, encontramos novas. Às vezes, os novos teriam sido melhores o tempo todo.

Isso é perfeitamente bem compreendido pelos cientistas da computação. Os algoritmos criados para resolver problemas como agendar entregas ou projetar chips de computador tendem a implantar choques aleatórios no que de outra forma seria uma busca por melhorias incrementais. Sem a aleatoriedade, o algoritmo fica preso. Nós também.

Todos nós podemos imaginar maneiras pelas quais o Covid-19 pode levar ao mesmo pensamento novo, mais obviamente no uso da Internet - finalmente! - substituir a moagem, as viagens caras e demoradas. As cidades densas têm sido colméias de inovação e, contra-intuitivamente, têm um impacto menor no meio ambiente devido a casas mais compactas e maior uso de transporte público, caminhadas ou ciclismo. Se finalmente conseguirmos descobrir uma maneira de colaborar à distância, pelo menos para algumas pessoas, algumas vezes, podemos esperar revitalizar cidades menores sem perder a inovação ou promover deslocamentos amplos.

(*) Harford deve estar referindo a Keith Jarrett e o concerto de janeiro de 1975. Este é o caso que abre seu livro Caos Criativo. A questão do metrô também aparece no livro. Neste sentido, a pandemia demanda improvisação (capítulo 4 do livro), resiliência (capítulo 8) e muda os incentivos (cap. 6).

Foto: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário