Translate

20 junho 2021

Ler, ouvir ou ver?


O que produz mais efeito? Ler um texto, especialmente em um papel físico, ouvir um áudio ou ver um vídeo? Parece existir um consenso sobre o efeito tela, onde o papel físico é superior ao texto na tela de um computador ou celular. Mas e o comparativo entre com ouvir ou ver

Os benefícios da impressão brilham particularmente quando os pesquisadores passam de tarefas simples - como identificar a ideia principal em uma passagem de leitura - para aquelas que exigem abstração mental - como extrair inferências de um texto. A leitura impressa também melhora a probabilidade de recordando detalhes - como "Qual era a cor do cabelo do ator?" - e lembrando onde em uma história ocorreram eventos - “O acidente aconteceu antes ou depois do golpe político?"

O papel é melhor que a tela e uma razão é que as pessoas tendem a abordar textos digitais com uma mentalidade mais adequada para as mídias sociais, sem fazer um esforço. Com a pandemia, e a evolução tecnológica recente, o papel foi sendo substituído pelo meio digital. Mas também ocorreu uma substituição pelo ouvir e ver. No último semestre enfatizamos as aulas digitais, que eram essencialmente visão e audição. 

Pesquisando em universidades dos EUA e da Noruega em 2019, a professora Anne Mangen, da Universidade de Stavanger, e eu [Naomi Baron] descobrimos que 32% das faculdades dos EUA agora estavam substituindo textos por materiais de vídeo e 15% estão usando áudio. Esse número eram um pouco menores do que na Noruega. 

O problema é a qualidade do aprendizado e a recusa dos alunos em fazerem leitura. 

Os psicólogos demonstraram isso quando adultos leram notícias ou transcrições e eles se lembram mais do conteúdo lendo. 

Os pesquisadores descobriram resultados semelhantes com estudantes universitários lendo um artigo versus ouvindo um podcast do texto. Um estudo relacionado confirma que os alunos fazem mais divagações ao ouvir áudio do que ao ler.

Imagem: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário