Translate

24 junho 2021

Sentimento e não Estrelas


Eu tenho o costume de olhar a pontuação de um filme ou uma série no Imdb para decidir se irei ou não assistir algo. Mas parece que isto não é a melhor opção. 

Mas quão confiáveis são essas classificações de filmes? Uma série de estudos (acesso aberto), publicado recentemente em Nature Human Behaviour, sugere que essas classificações podem não ser a melhor maneira de escolher seu próximo filme. Uma equipe de pesquisa, liderada por Matthew Rocklage, professor assistente de marketing da Universidade de Massachusetts – Boston, explorou como as classificações on-line (por exemplo, quatro em cada cinco estrelas) de filmes, restaurantes, livros e comerciais se relacionam com o sucesso daquela coisa. A equipe também explorou como a linguagem que as pessoas usam nas avaliações, principalmente o nível de emoção, está relacionada com o sucesso. O que os pesquisadores descobriram foi que a emocionalidade das resenhas faz um trabalho melhor do que as classificações de estrelas em prever qual resenhado teve melhor desempenho - mais bilheteria para filmes ou mais reservas para os restaurantes. 

Isso ocorre em parte porque as classificações tendem a ser  fortemente positivas, tanto que as classificações deixam de ser úteis na diferenciação entre um filme ou outro, algo que Rocklage e seus colaboradores apelidaram de problema de positividade. (É curioso pensar isso positividade pode ser um problema online, quando tantas vezes focamos nos problemas causados pela negatividade na esfera digital.)

Os autores usaram uma ferramente linguística computacional chamada Evaluative Lexicon. O interessante é que o software é gratuito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário