Translate

26 junho 2021

Anitta no Conselho do NuBank

A cantora Anitta foi convidada à participar do Conselho de Administração do Nubank. Faz sentido? Em termos legais, o blog da Governança esclarece:

Praticamente qualquer um pode ser conselheiro, basta ter um CPF ativo e “limpo”, não sendo necessário possuir especialização/experiência em negócios ou curso superior. Vale lembrar que uma importante instituição financeira brasileira foi comandada por anos por “gente SFD”, ou seja, sem formação definida. Não precisa nem comprovar reputação ilibada. Quem não se lembra da instituição financeira comandada por um visitante constante da Superintendência da Polícia Federal? E o caso do ex CEO de empreiteira que só largou o jetom de R$ 50 mil/mês no conselho de uma grande empresa depois de perambular pelas celas da PF? 

O Blog faz outra pergunta, mais importante: quem deve ser conselheiro?

Primeiramente penso que todo conselheiro deveria assinar uma declaração atestando possuir a capacidade de “ler” demonstrações financeiras. Afinal, no frigir dos ovos é o CPF dele que ficará comprometido ao atestar a situação patrimonial e os resultados do negócio. (...) E essa recomendação/conselho de amigo vale para advogados famosos da Faria Lima, arquitetos desiludidos com as curvas do gênio Niemeyer, pedagogas nascidas em berço esplendido, consultoras de moda “fantásticas”, sociólogos humanistas que viraram bancários e outros profissionais que afirmam “odiar” números, mas que mesmo assim aceitam assumir posições em conselhos de importantes empresas. Celebridades, como no caso da famosa cantora e da consultora de moda “fantástica”, deveriam participar de comitês de assessoramento (inovação, novos negócios, etc.), mas nunca de conselhos de administração. 

A revista Exame pergunta se isto faz bem para o Conselho. Mas não responde de forma firme e segura. Um colunista da revista chegou a destacar a "favela" no debate econômico global (?). 

Sem dúvida foi uma boa jogada de marketing, a ponto de ser notícia em Portugal. 

Além da preocupação do Blog da Governança é preciso ver se o membro de um conselho tem tempo para sua função. Para a instituição financeira, a presença de uma celebridade pode atrair clientes, mas tem o risco de todo envolvimento com uma celebridade. Logo depois do anúncio, voltou a circular um vídeo dela falando ao celular, em uma aula de palavras de baixo calão. 

Imagem aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário