Translate

29 junho 2021

Periódicos Predatórios


Nos últimos anos tem aumentado o cerco dos periódicos predatórios. Estes periódicos enviam e-mails, insistem na publicação garantida e outras práticas. Segundo um levantamento recente, o número de periódicos predatórios é perto dos 15 mil. 


P. O que se entende ser periódico predatório? 
A Wikipedia fornece uma descrição curta como qualquer outra, com a adição de que raramente há revisão por pares: “A publicação predatória é um modelo de negócios de publicação acadêmica explorador que envolve a cobrança de taxas de publicação aos autores sem verificar a qualidade e legitimidade dos artigos, e sem fornecer serviços editoriais e editoriais que as revistas acadêmicas legítimas fornecem, acesso aberto ou não." 

P. Como você sabe se um diário é predatório? 
Indicadores comuns incluem alegações falsas de um fator de impacto, falta de informações / mentiras sobre o Conselho Editorial e promessas irreais de um rápida processo. 

P. O que acontece se você publicar em um diário predatório? 
Ele permanece publicado - a retração é altamente improvável e tentar republicar o artigo em um periódico legítimo só agravará o problema ao violar as diretrizes de ética da publicação. 

P. O que é um periódico predatório, um periódico publicado pela Internet? 
Os periódicos predatórios começaram a vida aproveitando a publicação on-line e o modelo de acesso aberto - ambas as coisas foram simplesmente combinadas para criar as circunstâncias certas para a evolução dos periódicos predatórios. 

P. Por que os periódicos predatórios são ruins? 
Os periódicos predatórios não verificam a validade ou a precisão das pesquisas enviadas, mas as apresentam como se tivessem. Como resultado, a ciência inútil, a propaganda e a pesquisa falsificada podem aparecer e ser acessadas por outros acadêmicos e pelo público em geral, causando confusão e danos potenciais a quem adota essa pesquisa para outro fim. 

P. O PLOS ONE é predatório? 
Não, de jeito nenhum. O PLOS ONE, como muitos dos chamados "mega-jornais", publica um grande número de artigos com base em uma revisão por pares que, no entanto, verifica a validade e a precisão dos artigos de pesquisa enviados. 

P. Como você pode detectar e evitar periódicos predatórios? 
Pesquise o tópico e use as muitas diretrizes fornecidas pelas bibliotecas universitárias em todo o mundo. Você também pode usar Critérios próprios de Cabells usa para identificá-los para inclusão em seus Relatórios predatórios banco de dados. 

P Quantos periódicos predatórios existem? 
Atualmente, existem 14.647 periódicos listados no banco de dados de Relatórios Predatórios da Cabells. 

 P. Qual é o sinal de aviso de que um diário ou editor é predatório? 
Além dos indicadores comuns listados acima, outros sinais mais superficiais podem incluir gramática / ortografia ruins, cobertura muito ampla de um tópico ou solicitação de envios de artigos com bajulação excessiva em e-mails de spam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário