Translate

23 junho 2021

Influência da família na educação

Um artigo na American Economic Review documenta o impacto dos irmãos e primos dos pais, cônjuges e irmãos dos cônjuges nos resultados educacionais para as gerações futuras. 

Os autores Adrian Adermon, Mikael Lindahl e Mårten Palme usaram dados da Suécia para construir árvores genealógicas ao longo de quatro gerações, abrangendo o século XX. Eles encontram efeitos persistentes para o desempenho educacional e anos de escolaridade para a geração infantil. 

A Figura 1 do artigo resume seus principais resultados. O eixo horizontal mede anos de escolaridade, em comparação com a média, para a família de uma criança. O eixo vertical é o efeito na média de notas (GPA) dessa criança no último ano de escolaridade obrigatória. Apenas olhar para os pais (linha preta com pontos) mostra um efeito claro no desempenho da criança na escola. Em média, uma criança cujos pais têm um desvio padrão a mais anos de escolaridade tem um pouco mais de um terço de um desvio padrão maior do GPA. 

Os efeitos aumentam ainda mais quando os autores levam em consideração outros parentes. A inclusão dos irmãos dos pais (linha amarela com triângulos) aumenta até quase metade de um desvio padrão. Adicionar os cônjuges de seus irmãos e primos (linha azul com quadrados) e todos os membros da família (linha verde com cruzes) aumenta um pouco mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário