Translate

20 junho 2021

Economia, Desmatamento e política ambiental: Brasil e a Amazônia


À medida que a economia do Brasil prosperava, o desmatamento na Amazônia diminuiu sua velocidade. O nível de desmatamento em 2012 foi um sexto do que era em 2004. Naquela época, a queda nas taxas de desmatamento era aclamada como um testemunho das proezas do país na formulação de políticas ambientais. 

Mas depois de quase uma década pesquisando e escrevendo sobre a perda de florestas na Amazônia, fiquei convencido de que os sucessos do Brasil na redução do desmatamento uma década antes provavelmente tinha tanto a ver com economia básica quanto com política ambiental. (...)

Hoje, no entanto, a perda de florestas na Amazônia brasileira tende a estar mais intimamente associada à demanda internacional por commodities como soja, carne bovina e ouro do que com investimentos do governo. E para os agricultores, os preços dessas commodities não apenas aumentam e caem com a demanda global. Eles também se elevam e caem inversamente na saúde econômica do Brasil. 

Cerca de 20% da carne bovina brasileira e mais de 80% de sua soja são exportados. Para os agricultores e pecuaristas brasileiros que contribuem para esses mercados de exportação - incluindo muitos que vivem ou operam na região amazônica - uma economia doméstica em dificuldades e uma moeda fraca são realmente uma vantagem. Isso significa que, quando compradores estrangeiros compram exportações brasileiras em dólares, os agricultores brasileiros recebem mais em sua moeda local.
Isso lhes dá mais dinheiro - dinheiro que pode ser usado potencialmente compra e limpeza de terras florestais. Um lucrativo mercado de exportação também é uma razão convincente para começar a comprar e limpar novas terras. 

 Por outro lado, quando a economia é forte, o mesmo acontece com o real brasileiro. Para os agricultores amazônicos no Brasil, isso significa menos dinheiro ganho, menos investimento na limpeza de florestas e menos incentivo para limpar novas terras.

Conserte a economia e parte do problema estará resolvido, segundo o autor

Nenhum comentário:

Postar um comentário