Translate

20 março 2020

Xadrez em tempos do Covid-19

(Xadrez em tempos do Covid-19)

Enquanto muitas atividades estão sendo canceladas, o xadrez permanece, pelo menos parcialmente, com suas atividades. Está sendo realizado na Rússia, em uma pequena cidade que ainda não teve nenhum caso do Covid-19, um torneio para escolha do desafiante ao campeão mundial, Magnus Carlsen.

O torneio começou antes do primeiro movimento. Um longo processo indicou sete participantes, que incluía o vencedor da Copa do Mundo (um torneio com estilo mata-mata) e os melhores posicionados no somatório de diversos torneios. Sobrava um vaga, que deveria ser da escolha dos organizadores. Um jogador francês, Vachier-Lagrave, era o melhor rating que tinha ficado de fora do torneio (rating 2767). Ele chegou a fazer um pedido para organização para participar, mas os russos preferiram escolher um jogador de rating de 2.698, Alekseenko, russo, naturalmente. Seria uma pena, pois Vachier-Lagrave é realmente um grande jogador.

Alguns dias antes do início, um dos participantes anunciou que não iria participar. Pelo critério do torneio, o jogador de maior rating (exceto Carlsen e os participantes) seria convocado. De férias, Vachier-Lagrave foi convocado para fazer parte dos candidatos.

Neste momento já foram disputados três rodadas e torneio promete. Das doze partidas, cinco terminaram em vitórias. Na primeira rodada, dois jogadores conhecidos por empatarem demais, perderam suas partidas, de brancas. Na segunda rodada, o intruso Vachier-Lagrave derrotou o terceiro melhor jogador do mundo, o chinês Ding (rating 2805). E na rodada seguinte, Ding derrotou o segundo do mundo, o ex-desafiante e grande favorito para ganhar o torneio, o americano (nascido italiano) Caruana (rating 2842).

Hoje não teremos rodada: a cada três rodadas, um dia de descanso. A organização indicou se algum candidato estiver com o Covid-19, irá parar o torneio. Os jogos começam um pouco antes das oito da manha e podem ser acompanhados aqui. Pelo Chess24 é possível ter os comentários em português, da jogadora Julia Arboredo e ver os jogadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário