Translate

12 março 2020

Pemex e o fundo de pensão

A empresa estatal de petróleo mexicana Pemex também sentiu a guerra de preço que abalou a Petrobras nos últimos dias. A decisão da Arábia Saudita de cortar o preço do petróleo também pode prejudicar a Pemex.

Além disto, a empresa pode ter sua nota de crédito rebaixada em razão da baixa qualidade operacional e estrutura de capital inadequada. Para piorar, a empresa teve um grande aumento nas obrigações com pensões, pelo aumento no volume de aposentadoria com benefícios generosos. O aumento foi de 35%, para 77 bilhões de dólares. Os empréstimos e financiamentos são de 105 bilhões, fazendo da empresa mexicana uma das mais endividadas do mundo (se não a mais endividada).

O problema é que a dívida com os empregados foi negociada anos atrás, com preço de petróleo elevado, maior eficiência operacional e menor expectativa de vida do trabalhador. Além disto, a empresa já teve milhares de trabalhadores ativos, o que faz com que o número de pensionistas seja de 130 mil pessoas. Alguns deles recebem até 300% do seu salário. Além disto, uma auditoria encontrou irregularidades no pagamento de algumas pensões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário