Translate

03 março 2020

Curso Prático de Contabilidade: Estoques

Muitas vezes, quando lemos uma notícia, a informação não está completa. Mas é possível usar nosso conhecimento contábil para esclarecer certos pontos dúbios. Eis um exemplo de uma notícia da Reuters, sobre uma empresa de streaming de música chinesa. O texto a seguir é uma adaptação livre desta notícia:

A Tencent é uma empresa chinesa que divulgou seu primeiro resultado depois de ter ações negociadas na bolsa. A Demonstração do Resultado da empresa de outubro a dezembro de 2018 mostra que a receita do trimestre aumentou em 50,5%, para 5,4 bilhões de yuans, a moeda chinesa. A estimativa do mercado era uma receita de 5,3 bilhões. Mas os custos relacionados com o pagamento de royalties da música aumentaram 63%, reduzindo a margem bruta para 34%, versus 38,9% um ano antes. Além disto, o número de usuários pagantes do seu serviço de música foi de 27 milhões, um aumento de 39,2% em relação ao mesmo trimestre de 2017. O lucro líquido atingiu 1,83 bilhão de yuans.

Observe que estão faltando muitas informações: o custo dos royalties, as outras despesas, informações do ano anterior, entre outras. O desafio é completar estas informações. No capítulo 5 do livro Curso Prático de Contabilidade, além de trazermos como são feitas as operações com mercadorias, apresentamos e detalhamos os principais elementos que compõem a Demonstração do Resultado do Exercício.

Admita que a demonstração do resultado da empresa, de forma resumida, seja:

Receita
(-) Custos dos royalties de música
(=) Lucro Bruto
(-) Despesas administrativas e operacionais
(+/-) Outras despesas e receitas
(=) Lucro Líquido


Para facilitar, se você resolver na ordem, poderá entender melhor o desempenho da empresa no trimestre. Com base nas informações obtidas, você consegue responder às seguintes questões?

a) Qual o valor do lucro bruto do quarto trimestre de 2018?
b) Qual o valor dos custos para o quarto trimestre de 2018? E para o mesmo período de 2017?
c) qual o valor do lucro bruto para o quarto trimestre de 2017?
d) De quanto foi a receita para o período de outubro a dezembro de 2017?
e) Você saberia dizer o valor da soma de “despesas administrativas e operacionais” e “outras despesas e receitas”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário