Translate

07 março 2020

Mitos sobre a Fraude

Mitos sobre fraude Tracy Coenen

Escrevi um artigo sobre esses cinco mitos sobre fraude há quase 14 anos. E realmente, nada mudou. Atualizei alguns fatos e números, mas os conceitos permanecem os mesmos. Esses são alguns dos mitos mais comuns que vejo, e essas armadilhas são as razões pelas quais as empresas continuam sendo vítimas de fraudes internas

1. Nossa empresa não tem um problema interno de fraude.

Embora as empresas desejem acreditar que têm bons funcionários e controles adequados para evitar fraudes, o fato é que metade de todas as empresas será significativamente afetada por fraudes. Uma pesquisa estima que a fraude interna média custará à empresa US $ 150.000.

As empresas não podem ignorar o risco de fraude e a probabilidade de ocorrência de fraude internamente. É muito caro, principalmente quando se considera o fato de que existem muitos custos indiretos de fraude, incluindo custos legais e de investigação, desgaste de funcionários e diminuição do moral dos funcionários.

Combater ativamente a fraude significa implementar políticas e procedimentos que previnam e detectam fraudes. Profissionais antifraude com experiência nos métodos comuns de fraude podem ser inestimáveis ​​para esse processo.

2. A maioria das pessoas é honesta e não cometerá fraudes.

Essa é uma abordagem perigosa a ser adotada nos negócios de fraude. É verdade que a maioria das pessoas geralmente é honesta. Mas confiar nisso, em vez de colocar controles no lugar para evitar fraudes é um grande erro.

Embora seja prudente contratar pessoas com um histórico de honestidade, o comportamento passado não necessariamente prevê o comportamento futuro. Mais de 80% dos funcionários e executivos que cometem fraudes contra seus empregadores nunca foram acusados ​​ou condenados por um crime relacionado a fraudes. Isso significa que é quase impossível para as empresas prever quem cometerá fraude e quando elas o farão.

É fato que pessoas honestas podem e cometem fraudes. As coisas que podem levar alguém a fraude incluem vícios, divórcio, dívidas esmagadoras e problemas de jogo. Quando pressões como essa estão presentes, é difícil prever quem cometerá fraude.

No final, aqueles que cometem fraudes vêm de todas as esferas e modos de vida. De funcionários a executivos, ninguém está imune. Os ladrões vêm de todas as classes sociais e de todas as origens econômicas. Se houver uma forte motivação e uma ampla oportunidade, qualquer pessoa poderá cometer uma fraude contra ela ou seu empregador.


3. Se nossa empresa seguir as regulamentações governamentais, estaremos protegidos contra fraudes.

Infelizmente, as regras e regulamentos contábeis atuais não oferecem realmente proteção contra fraudes. Sarbanes-Oxley é provavelmente o regulamento mais amplamente reconhecido que trata de fraudes. Teve alguns efeitos positivos, porque forçou as empresas a revisar e documentar suas políticas e procedimentos. Mas esses efeitos não parecem ter reduzido os casos de fraude.

Para prevenir efetivamente a fraude, as empresas devem criar e implementar políticas e procedimentos projetados especificamente para deter e detectar fraudes. Novamente, isso deve ser realizado com a ajuda de um profissional antifraude com experiência nos métodos utilizados pelos fraudadores corporativos. Um bom programa de prevenção de fraudes previne e detecta ativamente a fraude e ainda cumpre os regulamentos aplicáveis.

4. Pequenas fraudes não são importantes o suficiente para a gerência se preocupar.

Praticamente toda grande fraude começou como uma pequena fraude em um ponto. Seja um pequeno roubo de dinheiro ou uma manipulação de demonstrativos financeiros, o que começa como uma pequena fraude pode rapidamente se transformar em um grande esquema de fraude. Um roubo de US $ 500 pode não parecer significativo o suficiente para que a gerência dedique tempo e esforço ao problema. Mas e se um funcionário roubar US $ 500 por semana por três anos? De repente, há um roubo de mais de US $ 75.000, o que pode ser muito material para a empresa.

É importante que as empresas levem a sério pequenas fraudes e lapsos éticos. A gerência não apenas deseja eliminar as fraudes enquanto estão em seus estágios iniciais, mas também deve enviar uma mensagem aos funcionários de que a desonestidade não é tolerada. Uma política de tolerância zero é uma parte necessária de qualquer bom programa de prevenção de fraudes.

Pode ser caro monitorar e investigar roubos menores da empresa. No entanto, a longo prazo, o custo valerá a pena porque a empresa impediu que as fraudes aumentassem para centenas de milhares de dólares. Portanto, um programa eficaz de prevenção de fraudes conterá componentes que ajudam a empresa a descobrir fraudes antecipadamente.

5. Fraudes serão detectadas por nossos auditores.

A história nos mostrou que não é possível confiar nos auditores independentes de uma empresa para encontrar fraudes. Isso ocorre principalmente porque as auditorias não são projetadas para detectar fraudes. Eles são projetados para fornecer "garantia razoável" de que os números mostrados nas demonstrações financeiras são materialmente precisos.

Como a fraude envolve a ocultação ativa da verdade, isto dificulta a descoberta por parte dos auditores. Além disso, os auditores tendem a se tornar complacentes com seus clientes. Eles veem as mesmas coisas ano após ano na auditoria e podem parar de prestar muita atenção. Os funcionários que ocultam uma fraude também podem se sentir à vontade com os auditores e saber quais procedimentos estão por vir.

As regras de auditoria tentaram abordar como os auditores abordam o potencial de fraude nas empresas. Embora as regras atuais sejam um pouco melhores do que as de vários anos atrás, ainda não se pode confiar em uma auditoria independente tradicional para detectar fraudes. Executivos que acreditam de maneira diferente estão preparando suas empresas para um desastre.

A solução
Prevenir a fraude nas empresas volta a técnicas de prevenção ativa e educa os funcionários sobre fraude. Primeiro, proprietários e executivos devem estar cientes de que correm muito risco de sofrer fraudes internas e de que as estatísticas mostram que as perdas podem ser caras. Em seguida, eles precisam tomar medidas decisivas na formulação de um programa de prevenção de fraudes.

A educação de todos ainda é uma parte muito importante da prevenção de fraudes. Nenhuma empresa é imune ao problema e nenhum funcionário está completamente livre da possibilidade de cometer uma fraude um dia. Depois que os proprietários e executivos avaliarem a verdadeira magnitude do problema, será através de ações que a fraude será evitada em suas empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário