Translate

22 março 2020

Adiamento da privatização

No início do ano, o governo declarou que iria arrecadar 150 bilhões de reais com vendas de empresas estatais (inclui também venda de ativos).

O comportamento recente do mercado indica que isto não será alcançado. Primeiro, não existe "mercado" para muitos destes ativos. Afinal, quem irá comprar um poço de petróleo ou uma refinaria com os preços em queda? Um segundo motivo forte é que a crise derrubou os preços e seria irracional vender propriedades em uma situação de queda nos preços. Terceiro, a instabilidade faz com que o processo de avaliação e atratividade das empresas seja questionado. Neste momento, a incerteza é muito grande e isto pode trazer um efeito direto sobre o valor a ser obtido.

o Ministério da Economia disse que a volatilidade do mercado impede discussões de avaliação e as ofertas de ações precisam esperar.


Isto inclui a venda de oito refinarias (10 bilhões previstos inicialmente), a unidade de gerenciamento de ativos do BB, a Eletrobras (16 bilhões de reais), a participação na JBS e na Caixa Seguridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário