Translate

05 março 2020

Madoff Francês

Gérard Lhéritier (foto) é considerado um negociador de manuscrito. Comprando documentos raros, o francês acumulou uma grande coleção de livros raros e outros documentos de personalidades. Isto incluía uma carta de Frida Kahlo, assinada e beijada duas vezes com batom vermelho, uma página escrita por Isaac Newton ou um discurso de Kennedy. No total, ele acumulou 136 mil peças. Para abrigar esta coleção, abriu o Musée des Lettres et Manuscrits.

O problema de Lhéritier foi o esquema que ele montou para construir a sua coleção. Para um conjunto de peças, ele fez uma avaliação e dividiu o valor como se fosse uma ação de uma empresa. Cerca de 18 mil pessoas compraram, com um valor total de 1 bilhão US$. Em alguns contratos, os investidores receberam uma promessa de recompra com 40% a mais no valor.

Um esquema parecido com àquele feito por Madoff. Apesar da qualidade da coleção, parece que o francês inflou o valor dos bens antes de vender suas ações. Documentos que tinham pertencido a Einstein, comprados em 2002 por 560 mil, foi avaliado em 13 milhões.

Leia mais aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário