Translate

24 março 2020

Estratégia Saudita

Uma análise interessante sobre a nova estratégia saudita no petróleo:

A mudança reflete a visão do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman (MBS) de que a Arábia Saudita tem uma janela de oportunidade relativamente estreita para monetizar suas grandes reservas de petróleo. Ele adotou uma política de capturar participação de mercado em vez de tentar estabelecer o preço, mais uma vez rompendo com políticas antigas que ele acredita não serem mais úteis.

(...) Há pouca confiança entre o MBS e o presidente russo Vladimir Putin, que não esqueceu que as maquinações do mercado de petróleo da Arábia Saudita na década de 1980 podem ter desempenhado um papel no colapso da União Soviética. Além disso, a Arábia Saudita já tentou e falhou em assumir o setor de xisto em 2014-2016, quando subestimou seriamente a competência técnica dos produtores de xisto dos EUA e a capacidade de operar a preços baixos.

(...) Ele [MBS] sabe que tem apenas um tempo limitado - talvez apenas algumas décadas - para extrair o máximo valor do petróleo, porque as mudanças climáticas impulsionaram um impulso global em direção à descarbonização e energia renovável. A Arábia Saudita possui bem mais de 50 anos em reservas recuperáveis; a maior parte disso se tornará um ativo ocioso se não for produzido mais rapidamente.
 

Embora o Reino enfrente sérios obstáculos técnicos e financeiros na busca de suas novas metas de produção altamente ambiciosas, o ponto mais profundo é que as antigas regras não se aplicam mais. E sob a nova dispensação, os sauditas também podem começar a administrar a gigante petrolífera estatal Saudi Aramco mais como uma empresa internacional maximizadora de lucros - produzindo o máximo possível - e não como o banco central do mercado global de petróleo.

Existem fortes argumentos sobre por que o Reino deve seguir esse caminho. Para começar, o petróleo saudita é mais barato de extrair e transportar do que muitas outras reservas. Também é "mais limpo" do que o produzido pelas areias betuminosas do Canadá e emite pouco metano comparado ao petróleo russo. A Saudi Aramco é uma das empresas de petróleo mais tecnologicamente avançadas e tecnicamente competentes do mundo. Em outras palavras, o petróleo saudita tem múltiplas vantagens comparativas sobre a concorrência e, portanto, está perfeitamente posicionado para manter uma posição privilegiada na transição global de energia limpa.

Além disso, o Reino sinaliza sua mudança de estratégia há vários meses. Em dezembro de 2019, prosseguiu com a oferta pública inicial de 1,5% da Saudi Aramco, o que representa uma maneira de monetizar o valor inicial de suas reservas de petróleo, além de sinalizar a mudança para maximizar o lucro. Após muitos anos de disputas, os sauditas também chegaram a um acordo com o Kuwait sobre a produção de petróleo na Zona Neutra, que permitirá que a produção aumente em até 500.000 barris por dia. Por fim, a Arábia Saudita anunciou recentemente planos para desenvolver um enorme campo de gás não convencional chamado Jafurah, que disponibilizará ainda mais petróleo para exportação.

(...) A questão, é claro, é quanto tempo a Arábia Saudita pode manter essa estratégia antes que o novo ambiente de baixo preço drene seus próprios cofres. Um cálculo de volta ao envelope sugere que ele pode durar dois anos.


Fonte: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário