Translate

04 janeiro 2019

Deutsche e a fraude fiscal de 5,6 bilhões de euros

O Deutsche Bank é um dos maiores bancos do mundo e o maior banco da Alemanha. Com sede em Frankfurt, o Deutsche tem presença em 58 países do mundo e inspira respeitabilidade.

Recentemente, no entanto, os controles internos do Deutsche foram questionados. No ano passado, uma transferência errônea de 28 bilhões de euros foi realizada pelo banco, exemplificando estes problemas. Em 2015 um erro de digitação fez o banco pagar 6 bilhões de dólares em uma mesa de câmbio. Em 2017, pagou uma multa de quase meio bilhão de dólar por conta da de um esquema de lavagem de dinheiro.

Agora a Reuters informa que teve acesso a documentos onde uma investigação conduzida por uma empresa de advocacia indica a existência de um esquema que pode ser a maior fraude fiscal da Alemanha desde o final da segunda guerra mundial.

O Deutsche Bank, juntamente com outras empresas, montou um esquema que permitia a dedução do imposto de renda, via negociação de ação e concessão de empréstimos. A estimativa inicial é de uma perda de 5,6 bilhões de euros em tributos. A investigação da empresa de advocacia Freshfields ocorreu entre 2013 a 2015 sobre fatos que ocorreram entre 2006 a 2011. Em maio de 2017 os documentos foram entregues aos promotores alemães. A fraude foi cometida por uma área específica do banco e chegou-se a discutir os potenciais riscos de reputação do esquema para o banco. A discussão considerou que o risco era aceitável, segundo a investigação da Freshfields.

O esquema foi divulgado graças a organização sem fins lucrativos Correctiv. Fonte da charge: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário